Após decisão da Pfizer Inc. de transformar sua unidade de Saúde Animal em uma empresa independente, nasceu a Zoetis, a mais nova companhia líder no mercado global de Saúde Animal. Detentora de números superlativos, Zoetis tem seus alicerces construídos ao longo de 60 anos, mantendo o mesmo foco em descobrir, desenvolver, fabricar e comercializar um portfólio diversificado de vacinas, medicamentos, biofarmacêuticos, testes diagnósticos e genéticos para prevenção e tratamento de doenças em animais de produção e de companhia.
Com mais de 9 mil funcionários, a Zoetis comercializa seus produtos em mais de 120 países, operando em mercados desenvolvidos e emergentes, nos quais oferece uma ampla gama de soluções em saúde animal para veterinários, pecuaristas e donos de animais de companhia. A atuação da Zoetis se estende a quatro regiões – Estados Unidos, Europa, África e Oriente Médio (EuAfME), Canadá e América Latina (CLAR) – da qual o Brasil faz parte -, e Ásia Pacífico (APAC), sempre buscando entender suas distintas e diversas necessidades.
Zoetis Brasil está inserida num contexto estratégico global da companhia em investir e crescer em mercados emergentes, cuja participação é de quase 30% da distribuição do faturamento total da empresa e ocupa o 2.° lugar no ranking interno de vendas em toda a operação mundial da Zoetis. À frente do Brasil nesse ranking estão somente os Estados Unidos. “Sabemos que o Brasil é importante para os objetivos de negócio da companhia. Por isso, nossa atuação junto aos clientes e ao mercado de saúde animal será ainda mais valorizada como empresa independente, afirma Jorge Espanha, diretor-presidente da Zoetis Brasil.
Zoetis no Brasil: gigante pela própria natureza
Há cerca de oito anos sob o comando de Espanha, a companhia também se destaca entre as dez principais empresas do mercado de medicamentos veterinários. “Nossas conquistas são resultado do trabalho permanente de nossa equipe, da execução de um planejamento estratégico eficiente e do excelente desempenho de colaboradores comerciais e técnicos”, comemora Espanha.
O Brasil pertence ao CLAR (Canadá e América Latina) e representa 41% do faturamento desta região. A região, por sua vez, representa 19% do faturamento global da companhia. “Acreditamos na capacidade produtiva do Brasil e em novas oportunidades de crescimento. Para atender essa demanda, iremos reforçar nosso programa de visitação, continuar capacitando nossa equipe e levando informação qualificada e ferramentas de suporte aos nossos clientes, por meio de um plano consistente e sustentável de negócio”, complementa Espanha.
Espanha está à frente de um time de 750 colaboradores nas áreas técnicas, de vendas, fábricas, regulatório, serviço ao cliente e marketing, entre outras. Com duas unidades industriais, em Campinas e Guarulhos, a companhia oferece 179 produtos veterinários, compondo 300 apresentações.
Em uma área construída de 36 mil metros quadrados, a manufatura de Guarulhos tem capacidade de produzir 325 milhões de formas farmacêuticas, sendo 278 milhões de comprimidos, 19,5 milhões de frascos e 7 milhões de ampolas por ano. Atualmente, da produção é dedicada a medicamentos para saúde humana (Pfizer) e para saúde animal. Em suas instalações, a manufatura cumpre com as exigências das agências regulatórias nacionais e internacionais que conferiram a ela as certificações mais importantes e renomadas do mundo, entre elas o FDA (Food and Drug Administration) e a EMEA (agência regulatória europeia) para a exportação de produtos para mais de 70 países dos cinco continentes.
Já a unidade fabril em Campinas concentra no Brasil as operações exclusivas da Zoetis. Ali é produzida a linha de biológicos para avicultura, como Poulvac e Poulvac Ovoline, assim como vacinas Leishmune, para prevenção de leishmaniose visceral canina e Aborvac, para prevenção de brucelose bovina. Também são produzidas linhas de produtos farmacêuticos tradicionais como Ripercol, Potenay e a exclusiva linha Cydectin, totalizando entre biológicos e farmacêuticos mais de 19 milhões de frascos ao ano. No total são cerca de 400 apresentações produzidas para diversos mercados além do Brasil. A fábrica possui uma área construída de cerca de 12 mill metros quadrados em uma propriedade de 40 mil metros quadrados e atende à legislação do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), assim como aos requerimentos regulatórios dos países para os quais exporta na América Latina, Ásia e Pacífico, África, Oriente Médio e Leste Europeu, o que torna a unidade fabril de Campinas estratégica para as operações da Zoetis.
A Zoetis possui uma força de vendas com ampla atuação geográfica e profissionais especializados que levam assessoria técnica às propriedades rurais. No período de um ano, são assessoradas cerca de 8 mil fazendas e granjas no Brasil, somando aproximadamente 38 mil visitas técnicas. Esse serviço tem caráter personalizado, e orienta o cliente sobre o uso adequado de cada produto e estabelecendo um compromisso de resultados financeiros, sanidade animal e produtividade.
A empresa organiza regularmente treinamentos sobre melhorias no manejo e aumento da produtividade para veterinários, zootecnistas, revendas, produtores, técnicos e funcionários das fazendas e granjas. Há também um trabalho constante de orientação a veterinários das clínicas de pequenos animais e lojistas do segmento pet sobre bem-estar animal, melhor aplicação e conservação dos produtos, bem como da própria gestão do negócio.
Responsabilidade Social
Outro compromisso da Zoetis Brasil é o apoio à comunidade, com atividades de responsabilidade social. A empresa investe em projetos sociais voltados à educação em saúde animal e reinserção na comunidade. São eles o Cabra Escola e o Jovem Produtor.
O Jovem Produtor é um programa de incentivo à criação de suínos e aves, com o objetivo de gerar renda para as famílias de baixo poder aquisitivo, combater a pobreza e melhorar a qualidade da alimentação da população de três municípios do Piauí: Pedro II, São João do Arraial e Matias Olímpio. O projeto foi lançado em 2006, numa parceria da Pfizer com a ONG CARE Brasil, e tem como foco a profissionalização de jovens de 16 a 25 anos e o envolvimento de seus familiares.
Uma atividade de apoio para a região do semiárido da Bahia é o Projeto Cabra Escola, criado em 2002 numa parceria entre a Zoetis, antiga unidade de Saúde Animal da Pfizer, e o Movimento de Organização Comunitária – MOC. Por meio da caprinocultura, o projeto tem por objetivo erradicar o trabalho infantil e aumentar a renda das famílias carentes, localizadas na região do semiárido da Bahia. Como consequência, a atividade combate a desnutrição e promove a inserção das crianças na escola.
Zoetis no mundo
A Zoetis é um negócio dinâmico com princípios sólidos, uma base de clientes fieis e em expansão, com uma equipe gestora de qualidade comprovada e focada no bem-estar animal. O próprio nome da companhia – derivado de zoico, que significa “relativo à vida”, reflete a dedicação da empresa em melhorar a saúde dos animais de todas as espécies e em todo o mundo, com base no entendimento fundamental de que a saúde animal e a saúde humana estão intimamente ligadas.
Em 29 unidades fabris instaladas em 11 países, são fabricadas mais de 300 apresentações de produtos para saúde animal. A empresa possui uma extensa rede de pesquisa e desenvolvimento e ocupa posições de liderança de mercado nas principais regiões geográficas, incluindo a América do Norte, a Europa, África, Oriente Médio, América Latina e Ásia/Pacífico. O faturamento de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões, representando 23% de market share global.
Por trás destes números abrangentes, há uma empresa direcionada por um mercado cada vez mais promissor – o setor pecuário contribui com 40% do valor global da produção agrícola[1] e no caso de animais de estimação, existem mais de 440 milhões de cães e gatos habitando lares ao redor do mundo.[2] Os gastos com animais de estimação no Brasil, na Rússia, Índia e China vêm crescendo mais de 15% ao ano[3].
Com mais de 3,4 mil funcionários compondo sua força de vendas, a companhia trabalha diariamente para melhor compreender os verdadeiros desafios enfrentados por seus clientes e ser capaz de propor soluções relevantes aos seus negócios e bem-estar dos animais. Para isso, a Zoetis, intensifica constantemente sua presença no campo, oferecendo serviços como a assessoria técnica personalizada aos produtores, programas de melhoria da produtividade e educação continuada.
Zoetis: fatos e números:
MUNDO
· Início das atividades em 1952 em Terre Haute (Indiana); atuando há 60 anos na área de Saúde Animal
· Portfólio diversificado com mais de 300 apresentações de produtos
· Número de funcionários: 9,5 mil
· Líder mundial em medicamentos veterinários
· Início de Zoetis com mais de US$ 4,0 bilhões em faturamento
· Investimento médio anual em pesquisa e desenvolvimento: US$ 360 milhões
· Operação em aproximadamente 70 países, comercializando seus produtos em mais de 120 países
· 29 unidades fabris
· Foco: 34% animais de companhia e 66% animais de produção
· Atendimento a 8 espécies de animais: bovinos, suínos, cães, gatos, ovinos/caprinos, equinos aquacultura
· Cinco grandes categorias de produtos: antimicrobianos, vacinas, terapêuticos, aditivos alimentares e antiparasitários
BRASIL
· Atua no Brasil desde 1956
· Escritório central: São Paulo
· Fábricas: Guarulhos e Campinas
· Mais de 750 funcionários (nas áreas técnicas, vendas, marketing e manufatura)
· Número de apresentações de produtos: 300
· No ranking interno da Zoetis, o Brasil é o 2º maior mercado atrás apenas dos EUA
· Zoetis Brasil representa 41% do faturamento da região de negócios CLAR (América Latina e Canadá)
· A representatividade da região CLAR na Zoetis no mundo é 19%
· Áreas de atuação: bovinos, suínos, aves, equinos, animais de companhia, agrícola e tecnologia de vacinação in ovo (PPHD), ovinos e caprinos.