O engajamento foi o principal destaque da etapa Centro Oeste dos treinamentos “A Carne Suína é 10!” em preparação para a 2ª Semana Nacional da Carne Suína, que ocorrerá de 3 a 17 de setembro, na maior rede varejista do país. No total, mais de 50 profissionais de carnes receberam, no mês de abril, o treinamento que será multiplicado entre seus colegas.
A parceria entre Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), GPA e Sebrae Nacional recebeu ainda o reforço das associações estaduais da região para levar as novidades do PNDS (Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura) às equipes das lojas do Pão de Açúcar e Extra de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Segundo a gestora executiva do PNDS, Anny Almeida, os profissionais do GPA mostraram grande interesse e comprometimento. “A palavra para as turmas do Centro Oeste é engajamento. Eles demonstraram seu interesse desde o começo, pois já traziam os resultados do ano passado e se comprometeram a superá-los. Isso em estados onde o consumo de carne suína já é mais tradicional. Nosso desafio foi apresentar novidades para motivá-los ainda mais”, comenta.
O gerente comercial do GPA, David Buarque, destacou a importância do Centro Oeste para a rede, especialmente, quanto à carne suína. “É uma praça muito relevante para a carne suína porque o produto tem alta participação nas vendas. A efetividade dos treinamentos da ABCS é importante para a homogeneização dos conhecimentos, o que contribui no atendimento e informações repassadas aos clientes”, analisa.
Apoio das afiliadas da ABCS à 2ª edição da SNCS
A execução dos cursos “A Carne Suína é 10!” em Minas Gerais e no Centro-Oeste contou com o apoio das associações estaduais da região como a AGS de Goiás, Acrismat do Mato Grosso, Asemg de Minas Gerais e Asumas do Mato Grosso do Sul, que são representantes e executoras do PNDS em seus estados. Brasília, por meio da DFSuin, vai fechar as capacitações em julho e já confirmou apoio total nas ações.
O presidente da Asemg, Antonio Ferraz, confia que os cursos de capacitação podem ajudar muito. “O desafio para o setor neste ano é, comparativamente, maior do que em 2013. Tivemos grande êxito no ano passado e a meta é superá-lo. Assim, os cursos de capacitação contribuem de maneira decisiva para mostrar o potencial deste produto excepcional que é a carne suína”, explica.
Já a gerente executiva da AGS, Crenilda Neves, reforça a importância da união do setor para levar novidades ao mercado. “Somos parceiros em tudo que vier em prol da suinocultura. Estamos sempre juntos e acho que os açougueiros ficam motivados e isso vai ser útil para convencer cada vez mais clientes. A ideia que tivemos há alguns anos está revolucionando a suinocultura porque, constantemente, levamos novos aprendizados para todos os elos do setor”, argumenta.
Para Karina Neves, gestora administrativa da Acrismat, o curso foi muito produtivo e os açougueiros se surpreenderam com tantas dicas. “Foi a primeira vez que participei do curso pela associação e fiquei admirada com tanta informação que recebemos durante o treinamento.Acredito que com este tipo de ação conseguiremos mostrar o quanto a carne suína é saudável e versátil”, diz.