Cerca de 18 mil alunos da região metropolitana de Goiânia vão conhecer desde cedo as muitas qualidades da carne suína. Como ação do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), o Espaço Suinocultura Kids, organizado pela AGS (Associação Goiana de Suinocultura) com apoio da ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos) na Exposição Agropecuária do Estado de Goiás, vem recebendo estudantes de escolas públicas e privadas para revelar mais sobre esta alternativa deliciosa, saudável e nutritiva.
Realizado há quatro anos, o Espaço Suinocultura Kids abriu suas portas para as crianças e adolescentes de 3 a 17 anos na última segunda-feira (dia 19) e funcionará nos dias úteis até 30 de maio. A ação integra a campanha “Vai Brasil” da ABCS para a Copa do Mundo e mescla teatro, uma mini-granja, brincadeiras, distribuição de gibis e um painel para transmitir informação qualificada e desmistificar os preconceitos contra o produto.
“Assim, conseguimos passar nossa mensagem para crianças e adolescentes em um trabalho acompanhado por profissionais habilitados que fazem isso de maneira divertida. A criançada gosta demais e é muito bom ver o retorno deles. Você percebe isso pelas mensagens, desenhos e até poemas que eles fazem sobre a carne suína”, explica a gestora executiva da AGS, Crenilda Neves.
Segundo a coordenadora nacional da PNDS, Lívia Machado, o projeto é um exemplo para a nossa cadeia e Goiás é o único estado que consegue fazer um projeto com essa abrangência para a formação de consumidores do futuro. “Capacitar 18 mil crianças e adolescentes em 15 dias é uma maratona que exige dedicação . Apoiamos a AGS na finalização da peça e acompanhamos a ação que efetivamente mostra aos participantes a saudabilidade da nossa carne suína”, reforça Lívia.
O grupo teatral formado pelos atores Izabelle Eleonora, Thiago Lopes, Alinne Mendes e Ludmyla Mendonça apresenta a peça “Suíno fitness: em busca de uma alimentação saudável” cerca de 15 vezes por dia de evento para contar a história das suínas PI e IG, que são geração saúde e gostam de malhar.
“É um trabalho de contação de histórias com muita interação com o público por meio de música, brincadeiras e as cores das campanhas A Carne Suína é 10! e Vai Brasil. As crianças absorvem mais informação pela afetividade, já os adolescentes podem ser um pouco mais racional. Eles demonstram que estão aprendendo sim”, comenta Isabelle.
A diretora social da SGPA (Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura), Janaina Flor, revela que o número de visitantes ao Espaço Suinocultura Kids vem crescendo deste o começo do Projeto Escola. A SGPA é responsável pela organização da Exposição e apoiadora do Projeto Escola bem como do Espaço Suinocultura Kids.
“Iniciamos há 8 anos com o Projeto Escola e a suinocultura entrou faz 4 anos. Já temos 18 mil alunos confirmados para este ano e expectativa de chegar a 20 mil. É importante para os estudantes perceberem o universo rural desde o passado até os dias de hoje com o que há de mais moderno. Assim, podem entender a importância da agropecuária e da suinocultura para a vida do ser humano”, argumenta.
A ação tem ainda a parceria da FAEG (Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás), Senar-GO (Serviço Nacional da Aprendizagem Rural), Sebrae, CNA (Confederação Nacional da Agricultura), Fundepec-GO (Fundo para Desenvolvimento da Agropecuária do Estado de Goiás), Bayer, Bonasa, Frigosuíno Sol Nascente, Delta Alimentos, BRF, GSI – Alvorada e DB Dan Bred.