Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresas

Eucatex busca parceiros para plantio de eucalipto no interior paulista

Proprietários podem arrendar terras para a madeireira; em troca, receberão uma renda periódica e poderão utilizar a área para outras funções após dois anos.

Eucatex busca parceiros para plantio de eucalipto no interior paulista

A Eucatex, fabricante de móveis e produtos para a construção civil, busca parceiros para o plantio de florestas de eucalipto no interior de São Paulo. A iniciativa faz parte do Programa de Arrendamento e Parceria Florestal da empresa, criado em 2004 como mais uma opção para abastecer as fábricas da empresa. Os parceiros arrendam suas terras e recebem periodicamente pela cessão à Eucatex. Dois anos depois, os donos das propriedades poderão utilizar a terra para pecuária e apicultura.

Para Hernon José Ferreira, gerente da Eucatex Florestal, a parceria é favorável para os proprietários de terras. “Os contratos de parceria para plantio de eucalipto geram maior retorno financeiro quando comparados com outras atividades, além de garantir renda periódica e otimização do uso das terras”, afirma. Por otimização, entende-se o uso das terras não-agricultáveis para outras funções – dois anos depois da formalização da parceria, os proprietários poderão consorciar a criação de gado na área contratada, bem como utilizá-la para a produção de mel, aproveitando as floradas do eucalipto.

As áreas a serem arrendadas pela Eucatex devem estar em um raio de até 100 km dos municípios de Salto e Botucatu, no interior paulista. Os interessados em se tornar parceiros da empresa devem ter uma área de 120 hectares, documentação regularizada das propriedades e do proprietário, sendo a aprovação técnica do solo, topografia e o acesso à propriedade realizada pelos técnicos da Eucatex.