Olá, Amigos 2.0!
Vocês, com certeza, já devem ter escutado que o Google ainda vai dominar o mundo ou que ele já domina, não é mesmo? Bom, não sou um Nostradamus e muito menos um profeta maia, mas não precisamos ir além para constatar a importância que o Google ganha a cada dia. Vejamos:
Quando precisa do endereço de uma determinada empresa, você vai onde?
No Google, sendo bem específico no Google Maps.
Buscar informações sobre um acontecimento?
No Google, que vai trazer em primeiro lugar a sua “namorada” Wikipédia e sites relevantes sobre o assunto.
Quando assiste a um programa de TV ou vê uma campanha publicitária, onde vai para se interar ou até mesmo comprar o produto ou serviço?
No Google, que trará não só o site específico sobre o assunto, mas também anúncios de concorrentes via links patrocinados e Google Shopping, não é mesmo?
Quando um amigo fala de uma marca, você vai onde?
No Google, e depois nas redes sociais
Quando deseja subir um vídeo você vai onde?
No Google, e especificamente no YouTube
Realmente não precisamos do Google para nada em nossas vidas, não precisamos estar na primeira página do Google, não precisamos investir em links patrocinados, não precisamos otimizar e até mudar o conteúdo de nossos sites e bolar novas estratégias para estar no Google. Você pensa assim? Então, está na hora de avaliar um pouco mais o seu negócio. Sabe por que?
Segundo a gerente de Marketing de varejo do Google Claudia Sciama, 87% dos consumidores consideram importante a busca como uma forma de encontrar serviços ou produtos e sendo que no Brasil, já ultrapassamos 70 milhões de internautas, a rede de display do Google que congrega Adwords e Adsense têm por mês 330 milhões de impressões e 51% das pessoas, após assistirem um comercial na TV entram no Google para buscar informação. Detalhe 1% de uma audiência na TV é o equivalente 60 mil pessoas com a TV ligada.
Em se tratando do agronegócio, nosso foco aqui, algumas empresas, cooperativas, associações e outras entidades da cadeia produtiva têm apostado em investir na área de digital. Algumas já firmaram o seu “pé” e estão observando suas vendas aumentarem, principalmente que apostou na implantação de um e-commerce. Lembrando que este ano teremos o Prêmio Top Of Mind Rural em que as marcas mais lembradas pelo público, serão divulgadas. Vamos aguardar as surpresas.
Portanto, você que ainda não está investindo no Google ou não está integrando ao seu departamento de Marketing um profissional de digital, está na hora de se movimentar! Estamos a cada dia evoluindo para um consumo online. Buscar entender um pouco mais desse universo é fundamental, pois tudo é possível quando não se tem medo de inovar o impossível é ficar esperando.
Cultive Comigo!
Vinicius Dias, formado em Publicidade e Propaganda com ênfase em Agronegócio, especialista em Gestão de Comunicação em Hipermídia. Atualmente trabalha na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo na de assessoria de comunicação responsável pela área de Marketing Digital.
Contato: http://meadiciona.com/cavdias