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História e gastronomia

Livro mostra os tons do Brasil na culinária suína e o desenvolvimento do setor desde a primeira criação no País.

Redação SI 19/03/2003 – A carne suína brasileira vai contar com mais um importante meio de divulgação a partir de agosto, quando a editora do Senac Nacional começa a distribuir a obra Culinária Suína Brasileira: Qualidade do Campo à Mesa.

A assinatura do convênio entre o Senac, Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Escola Agrotécnica Federal de Concórdia e Embrapa Suínos e Aves, no último dia 13 de março, foi o primeiro passo oficial para o início efetivo das pesquisas de textos e imagens que integram o Culinária Suína Brasileira.

O livro vai contar a história da criação de suínos no Brasil uma tradição incorporada às famílias do meio rural que imigraram principalmente da Europa para o Sul do País -, passando pelos avanços ocorridos nas últimas três décadas período em que pesquisas e cruzamentos genéticos proporcionaram menor quantidade de gordura e maior quantidade de carne -, até a apresentação de receitas das regiões brasileiras, com as suas diversidades e peculiaridades.

O livro será ricamente ilustrado, com fotografias antigas e da atualidade, além de conter gráficos e ilustrações que facilitam a interpretação. Os textos priorizam uma linguagem enxuta e direta.

Criadores apostam em obra literária para a divulgação


Para os criadores de suínos, o livro é uma peça fundamental para ampliar a divulgação da carne suína brasileira, as suas qualidades e possibilidades de usos. Estamos convencidos de que esta obra, pela qualidade, nível de informação e profissionalismo com que está sendo elaborada, antes mesmo de chegar aos leitores, vem carregada de sucesso, apontou o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, Paulo Tramontini.

Os suinocultores brasileiros, há seis anos, vêm buscando incentivar o consumo da carne suína através de ações de marketing patrocinadas por um Fundo Nacional, formado pela contribuição dos próprios criadores. O Fundo foi constituído a partir de uma pesquisa aplicada em grandes centros consumidores, que verificou o baixo uso da carne suína in natura em vista do desconhecimento de novas receitas e por causa de preconceitos com relação à carne.

Esta obra que estamos preparando em conjunto com parceiros importantes, comentou Paulo Tramontini, demonstra toda a preocupação dos suinocultores para apresentar bem o seu produto e conquistar, definitivamente, assim como ocorre na Europa, um lugar de destaque na mesa dos brasileiros. Ele lembrou que a carne suína é a proteína animal mais consumida no mundo, com alguns países, como a Espanha, registrando um consumo de mais de 65 quilos por pessoa ao ano.

Parcerias estimulam maior difusão da obra

As principais agroindústrias brasileiras de transformação da carne suína estão recebendo propostas para participar da obra Culinária Suína Brasileira: Qualidade do Campo à Mesa, mediante a divulgação de seus produtos nas capas internas. As empresas podem utilizar o livro como uma peça de marketing da sua marca.

Os organizadores da obra também vão buscar apoio do Governo Federal, para que o Culinária Suína Brasileira seja utilizado pelas agências e outros organismos ligados à exportação como um mecanismo para apresentar a suinocultura brasileira para os consumidores de outros países. Um apêndice, com as principais informação, terá tradução para o inglês.