O Instituto Ovos Brasil e a Novus do Brasil, além de empresas, entidades e profissionais do setor vão promover a Semana do Ovo no Brasil de 4 a 12 de outubro para comemorar o Dia Mundial do Ovo, que acontece sempre na segunda sexta-feira de outubro. O objetivo é divulgar os benefícios deste alimento entre os consumidores finais e formadores de opinião, como donas-de-casa, profissionais da saúde e estudantes, por exemplo. “A ideia é incentivar o consumo de ovos através da desmistificação desse alimento e esclarecimento de todos os seus benefícios e finalidades para a saúde, envolvendo programas de televisão, jornais impressos de circulação nacional, revistas, rádios e redes sociais”, destacou o gerente de Marketing da Novus do Brasil e voluntário na organização da campanha, David Moreno.
Aumentar o consumo per capita de ovos é hoje um dos principais desafios da cadeia produtiva, destacou o médico veterinário e diretor executivo do Instituto Ovos Brasil, José Roberto Bottura. “Nossa meta é aumentar o consumo de 163 ovos por pessoa no ano passado para 208 ovos per capita nos próximos quatro anos, o que significa quatro ovos por semana. Este aumento contribui não só com a cadeia produtiva, como também melhora a nutrição do brasileiro. Por isso, convidamos os profissionais da cadeia produtiva para participar desta celebração conosco”, afirmou o especialista.
Ele destaca a importância da participação de pessoas, empresas e associações neste evento. “O sucesso depende do envolvimento de pessoas e empresas do setor neste projeto. Aproveito a oportunidade para convidar representantes de todos os elos da cadeia produtiva para participar. Os interessados podem entrar em contato com o Instituto Ovos Brasil ou com a Novus”.
O desafio de aumentar o consumo
Para atingir o objetivo de incrementar a demanda por ovos em 43% nos próximos anos, o setor precisa trabalhar a imagem deste alimento no Brasil, que ainda está associada ao colesterol, a salmonela, além de estar posicionado no mercado como um alimento para pessoas de baixo poder aquisitivo.
“O ovo é o alimento mais completo que existe para o ser humano depois do leite materno, é uma excelente fonte de proteína com baixo teor calórico, barata e que pode ser sofisticada sim. Por isso, nós, do Instituto Ovos Brasil, trabalhamos a imagem do ovo junto aos consumidores finais com divulgação de receitas sofisticadas e informações nutricionais sobre este alimento. Já conseguimos avançar em muitos pontos importantes. Um exemplo é que hoje podemos dizer que tiramos o ovo das páginas “policiais”, quando antigamente só se divulgava notícias ruins, para as páginas “sociais”, com maior espaço na mídia para o ovo e também notícias sobre os benefícios deste alimento”, reforçou Bottura.
Dia Internacional do Ovo
O Dia Internacional do Ovo foi criado pelo International Egg Commission, que considera o alimento perfeito para qualquer refeição e é celebrado em todo o mundo para divulgar a todos, de consumidores a jornalistas e profissionais da saúde, as grandes vantagens deste alimento. “Desde seu início em 1996, o Dia Mundial do Ovo tem crescido e a sua influência tem se espalhado por todo o mundo. Hoje é celebrado com eventos especiais em um número cada vez maior de países, desde as Américas até a Mongólia, da Austrália à China e por toda a Europa”, disse Bottura.
No Brasil, este dia será celebrado nas principais capitais do país com divulgação de receitas especiais com ovos em programas de televisão, eventos infantis e campanhas de mídias nacionais, declarou Moreno. “Vamos contribuir com estas celebrações do Dia do Ovo em mais de 12 países neste ano. O objetivo é apoiar o setor de postura. Aqui no Brasil, acreditamos que a sociedade tem muito a ganhar com maior consumo desta fonte de proteína tão nutritiva, barata e saudável. Além de ser um ingrediente importante na culinária, os ovos têm nutrientes capazes de melhorar a qualidade de vida de mulheres grávidas, crianças, idosos, atletas e a sociedade em geral”, destacou Moreno.
Estas celebrações do Dia do Ovo são importantes para divulgar os benefícios deste alimento, disse o Presidente do Conselho do Instituto Ovos Brasil, Rogério Belzer. “Nestes quatro anos da entidade já conseguimos mudar bastante a imagem do ovo. O público tinha uma imagem muito negativa até quatro anos atrás. Hoje já observamos uma mudança importante neste quadro: o ovo tem sido divulgado como um alimento saudável e nutritivo, além da divulgação do seu uso em receitas mais sofisticadas. Por tudo isso, essas celebrações acontecem em momento muito oportuno”.