O ovo é a base da culinária de muitos países. Mas assim como o café, o pão e a manteiga, o ovo foi e voltou do inferno muitas vezes nas últimas décadas. Tudo isso apesar de ser um ingrediente clássico e sofisticado.
Um amigo gourmet costuma dizer que ‘com um siri e um ovo faz-se um prato maravilhoso’ — lembrando o quanto é importante transmitir conhecimentos culinários à população carente…mas, não vamos desviar o assunto né comadre?
Mas de vilão a mocinho, o ovo enfim é reconhecido hoje em dia como um alimento de excelente qualidade, recomendado nas dietas saudáveis. Contém proteínas, vitaminas, lipídios, minerais como o ferro, zinco e colina. É pobre em sódio (esse sim, um vilão) e possui 78 calorias.
Bom gente, redimido, o ovo volta sem medo às receitas e à moda. E nessa esteira a Editora Larousse do Brasil lança o clássico “Receita com ovos”, obra publicada em mais de 25 idiomas, do premiado chef Michel Roux.
São 130 receitas clássicas de despertar o interesse em ir para a cozinha e experimentar todas (não comer todas, mas fazer!). Tem o famoso Molho Holandês, Ovos Benedict, Suflê de Limão e Omeletes fantásticos como o Enrolado ao estilo tailandês com truta defumada e o de Mexilhões e cebolinha.
Na obra, Roux experimenta novas combinações de sabor de forma mais light e dá dicas práticas, essenciais e modernas para quem quer explorar todas as delícias feitas com ovos.
O autor da obra descobriu o seu valor profissional, aos 14 anos, quando começou a trabalhar como aprendiz de confeitaria; para o chef, o ovo sempre foi subvalorizado por ingredientes mais caros e sofisticados. Portanto, a obra, segundo ele, é quase uma homenagem “ao mais frágil e indefeso dos ingredientes”.
Receitas com ovos ensina do básico ao sofisticado: como cozinhar, fritar, partir, armazenar, tipos de ovos e, curiosidades sobre coloração e sabor.
O livro está dividido em 15 capítulos entre eles Omeletes, Crepes e massas leves, Massas doces e macarrão, Ovos ao forno, Sorvetes, Molhos e temperos, Ovos fritos e Ovos cozidos e mollet; neste último, Roux revela que ovos cozidos moles são uma deliciosa entrada e costuma adicioná-los a uma salada de rúcula.
O chef ainda dá dicas preciosas de como cozinhar devidamente o ovo e apresenta receitas como ovos cozidos moles com um pot-pourri de sabores, ovos cozidos moles com baunilha, caramelo e brioche e o ovos mollet em ninhos de tomate com pepino crocante.
Em Ovos fritos, o chef fala que para fritá-los com perfeição, basta pincelar a frigideira com uma fina camada de manteiga amolecida e ainda revela que a combinação perfeita para ovos fritos é presunto com bacon.
Um destaque deste capítulo é a receita Ovos fritos em ninhos de berinjela grelhada.
Michel Roux é um dos chefs mais aclamados do mundo. Dentre inúmeros prêmios e honrarias no meio gastronômico, ele recebeu três estrelas Michelin no The Waterside Inn; o Meilleur Ouvrier de France em Confeitaria em 1976; o Chevalier de La Légion d’ Honneur em 2004, além do aclamado prêmio OBE.
Pág: 304/ Preço médio R$ 59,90. Editora Larousse