Redação (22/05/07) – O segmento do Agronegócio, principalmente o voltado para a produção e comercialização de biocombustíveis (álcool e biodiesel), vive um momento de franca expansão no Brasil. De olho no aumento do consumo, empresas e grupos de investimentos têm investido na ampliação da capacidade produtiva para atender a demanda. Porém, o que se vê é um crescimento desordenado do setor, sem foco definido em estratégias de marketing. Para suprir esta carência e preparar profissionais que possam atuar em um mundo corporativo globalizado e altamente exigente, a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) decidiu investir na criação de um programa inédito no país: o 1º Curso de Marketing do Agronegócio Brasileiro.
O programa, que será oferecido no Campus de Campinas, onde a ESPM está presente há 15 anos, foi desenvolvido com base em uma metodologia de sucesso implantada pela instituição desde a sua fundação. Trata-se de combinar a discussão de conceitos em sala com o acompanhamento de tendências de mercado. O contato com situações reais é possível pela existência de parcerias com empresas privadas e entidades empresariais. “São diferenciais que a ESPM oferece e que já são reconhecidos pelo mercado”, explica a Diretora de Operações da Pós-Graduação da ESPM, Flávia Flaminio.
Segundo o professor Antonio Carlos Nogueira, integrante do Núcleo de Estudos do Agronegócio e professor da ESPM, a expectativa é de que o setor se expanda ainda mais nos próximos anos, principalmente na área voltada para a produção de álcool e biodiesel. “É um setor que atravessa um forte processo de globalização e com aumento de demanda considerável”, recorda ele. “Este crescimento já está exigindo profissionais qualificados e preparados para pensar a cadeia produtiva como um todo e não mais em partes”, explica. Hoje, segundo dados do mercado, só o setor sucroalcooleiro nacional tem um déficit de cerca de 60 mil pessoas em todos os níveis.
Apesar da expansão acelerada, Nogueira lembra que o setor vem crescendo de maneira desordenada, principalmente pela falta de profissionais de nível superior qualificados para pensar e formular estratégias de negócios baseadas no mercado consumidor e na coordenação entre as etapas produtivas. “A idéia do curso é trabalhar toda a cadeia de um dos setores mais tradicionais e fortes do Brasil”.
“A escolha do campus de Campinas para abrigar o lançamento do curso se deve ao potencial da região, à presença de um grande número de empresas do setor, usinas de álcool e centros de pesquisas voltados para este mercado”, explica Flávia.
O CURSO
O 1º Curso de Marketing do Agronegócio Brasileiro da ESPM terá uma carga horária de 30 horas-aula, dividida em três sessões de período integral a cada quinze dias, com início no próximo dia 2 de junho. O público-alvo é formado por empresários e profissionais envolvidos no agronegócio, posicionados em atividades de insumos, produção agropecuária, agroindústria e distribuição.
O conteúdo envolve temas como aplicação do marketing ao agronegócio, logística, crédito, tecnologia, mercados internacionais e biocombustíveis. Em um dos dias haverá aulas nas dependências do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), em Piracicaba, e visita dos alunos a uma usina de álcool instalada naquela região.
O programa contará com número limitado de participantes. O custo será de R$ 1.260,00, com 3% de desconto à vista, ou parcelado em até três vezes. As inscrições devem ser feita através do site da ESPM (www.espm.br).