Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

21o Congresso Brasileiro de Avicultura marca a união do setor avícola

<p>Trata-se de um evento com caráter histórico para o setor, aglutinador de toda a cadeia, da produção à exportação.</p>

Redação (19/09/2008)-  Difusão de conhecimento, novidades do setor produtivo e tendências mundiais de consumo e comercialização de carne de frango e derivados, serão debatidos em um só local. O 21º Congresso Brasileiro de Avicultura, que será realizado nos dias 26,27 e 28 de maio de 2009, no Centro de Eventos da FIERGS, vai reunir a avicultura brasileira em uma feira de negócios e programação técnico-científica. Um evento histórico, que celebra a união inédita das principais entidades nacionais do setor avícola brasileiro: UBA, ABEF e FACTA.

O presidente da ABEF, Francisco Turra destaca a importância do evento para o setor: "Trata-se de um evento com caráter histórico para o setor, aglutinador de toda a cadeia, da produção à exportação. Reunirá as entidades mais representativas da avicultura no país. E, claro, está à altura da posição do Brasil de terceiro maior produtor avícola, aproximando-se da segunda colocação no ranking, e de principal exportador mundial", afirma Turra.

O presidente da UBA e da FACTA, Ariel Mendes, destaca que o evento resgata o formato antigo do congresso, quando o mesmo era realizado junto com uma feira de negócios e era itinerante, servindo como um instrumento de integração regional da avicultura brasileira. " Portanto, necessitamos do empenho e do esforço de todos os segmentos da cadeia avícola para que o congresso volte a ser o grande evento da avicultura brasileira. Ao fazermos isso, estaremos fazendo um investimento do associativismo avícola brasileiro" finaliza Ariel.

Ariel Mendes acrescenta, ainda, que parte da arrecadação do congresso e da feira será destinada a um fundo de apoio à avicultura, que será gerido pela UBA, ABEF e FACTA "Esse fundo terá por objetivo financiar ações de defesa sanitária e promocionais. É o dinheiro da avicultura retornando para a própria avicultura" .
 
De acordo com a ABEF – Associação Brasileira das Empresas Produtoras e Exportadoras de Frango, essas entidades juntas representam um setor responsável por nada mais, nada menos do que 5 milhões de empregos diretos e indiretos: "O setor avícola é responsável por uma contribuição importante para a dieta alimentar tanto no Brasil, onde ficam dois terços de nossa produção, quanto no exterior, onde nossa carne de frango está presente em 153 países e responde por 40% dos negócios com o produto no mercado internacional", revelou. As informações são da assessoria de imprensa do evento.