Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

A Asgav promove evento com destaque ao consumo de Ovos

A Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV)realizará no próximo dia 24 de abril em sua sede, em Porto Alegre, o projeto Ovos para o Programa Fome Zero.

Redação AI 15/04/2003 – A Associação Gaúcha de Avicultura ASGAV realizará no próximo dia 24 de abril, às 8h45min, em sua sede, em Porto Alegre, o projeto “Ovos para o Programa Fome Zero”. O evento incluirá a doação de ovos para as seguintes entidades credenciadas no Fome Zero: Casa Pão dos Pobres, Associação Beneficente Geriátrica Vovô James, Associação Casa Menina de Rua, Associação Liga de Amparo aos Necessitados e Casa do Menino Jesus de Praga.

Na oportunidade, também haverá palestras do presidente da Asgav, Paulo Vellinho, sobre o tema “A Importância do ovo no combate à desnutrição” e sobre “O alimento ovo e seus benefícios x Colesterol”, a cargo do Professor-Titular do Instituto de Geriatria da PUCRS, Chefe do Serviço de Geriatria do Hospital São Lucas da PUCRS e diretor do Centro de Colaboração da OMS para Prevenção das Patologias e Doenças Crônico Degenerativas Associadas ao Envelhecimento, dr. Emilio Moriguchi.

O encontro será realizado durante café da manhã, dentro do programa de ação da ASGAV que visa esclarecer os consumidores a respeito dos mitos e preconceitos que ainda persistem em relação à carne de frango e ovos.

O RS produz 1,260 bilhão de ovos por ano, o que corresponde a 105 milhões de unidades mensais ou 42 milhões de ovos/ por dia. O Estado participa com aproximadamente 8,5% na produção brasileira de ovos, a qual está estimada em 15,0 bilhões de unidades/ano.

Apesar disso, o consumo de ovos ainda é relativamente baixo no Brasil: 94 ovos per-capita por ano, contra níveis da ordem de 346 ovos per capita em países como Japão, 342 em Taiwan, 301 na China e 258 nos EUA. Além do seu alto valor nutritivo, o ovo também se caracteriza pelo baixo preço, tornando-se plenamente acessível às populações de mais baixa renda.

A doação de ovos para as entidades carentes contou com a colaboração solidária de associados e não associados produtores de ovos do RS, a nomita dos colaboradores será divulgada durante um determinado período nos principais sites sobre ovos do Brasil.

Para realização deste evento a Asgav contou com a coordenação operacional do Sr.Eduardo Santos e o apoio da Diretoria Asgav e a colaboração dos coordenadores da Divisão de Ovos Asgav.

Um dos objetivos é o combate permanente ao preconceito em relação ao consumo de ovos e aos agentes de propagação de informações equivocadas sobre este alimento tão nobre e rico em vitaminas.

Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas na ASGAV fone (51) 3228.4564 ou e-mail [email protected]