Redação AI 21/01/2003 – A produção avícola brasileira deverá crescer algo entre 7% e 8% este ano, superando o volume de 8 milhões de toneladas de carne. O aumento reflete a expectativa de crescimento das exportações brasileiras de frango, segundo projeções da União Brasileira de Avicultura (UBA). Em 2003, as vendas externas de aves devem superar 1,76 milhão de toneladas, ou seja, um crescimento da ordem de 10% sobre o volume embarcado no ano passado, de 1,6 milhão de toneladas, segundo projeções da Associação Brasileira dos Exportadores de Frango (Abef).
O aumento das exportações reflete a competitividade do produto brasileiro, que já é comercializado em cem países. Em 2000 a produção brasileira de aves era exportada para 78 países. Além de aumentar o volume de vendas para países que já abastece, o Brasil está negociando a abertura de novos países, como por exemplo China, Canadá, Coréia do Sul, México, Filipinas e Indonésia. O esforço brasileiro na abertura de novas frentes no mercado internacional é compensado. Em 2002 o País respondeu por 31% do comércio internacional de frangos.
Desenvolvimento
Segundo informa o presidente da UBA, Zoé Silveira d”Avila, a forte evolução das vendas externas de carne de frango se deve à uma rigorosa condição de sanidade do produto brasileiro, a continuação do esforço de divulgação e promoção no mercado externo e à competitividade do frango brasileiro, como conseqüência do permanente desenvolvimento tecnológico da atividade avícola no Brasil.
Para este ano, a UBA também prevê crescimento mínimo de 10% nas exportações de carnes avícolas. As perspectivas para o mercado interno também são de crescimento. Zoé d”Avila acredita que, mantida a atual política de apoio do Ministério da Agricultura aos produtores de grãos, o setor avícola poderá ter papel importante no desenvolvimento do “Programa Fome Zero”, do governo federal, já que a carne de frango é um produto disponível em todo o território brasileiro e também a proteína animal de mais baixo custo.
Desempenho anterior
No ano passado, a produção avícola brasileira cresceu 11,6% em comparação com o volume de 2001. O consumo per capita de carne de frango no Brasil chegou a 33,8 quilos, (6,2% mais que no ano anterior), mantendo a trajetória de crescimento contínuo iniciada há mais de 25 anos, segundo informações da UBA.
Em 2002, o Brasil produziu mais de 7,5 milhões de toneladas de produtos avícolas, das quais 5,9 milhões destinadas ao mercado interno. O mercado externo absorveu 1,6 milhão de toneladas.
O crescimento da avicultura se deu apesar das turbulências enfrentadas pelo segmento no que se refere aos baixos preços pagos aos produtores e à disponibilidade de insumos, cujos preços subiram consideravelmente durante o ano de 2002. “A avicultura vem mantendo desempenho positivo, com crescimento superior a 10% ao ano ao longo da última década”, segundo informa João Tomelin, secretário executivo da UBA.