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A relevância da construção de networking na suinocultura

<p>Para que os benefícios advindos e uma maior integração da cadeia produtiva suinícola sejam obtidos integralmente seria interessante que se criasse uma rede entre mercados produtores e consumidores.</p>

Redação (02/04/07) – Trata-se de uma espécie de expansão da lógica da integração da cadeia suinícola de dentro de um país para demais mercados.

Desta forma, por meio da construção de redes de networking seria possível garantir ao menos parte das vendas para determinados mercados específicos, reduzindo os riscos de transação e conquistando mercados. Para tanto se faz necessário que o país possua, previamente, uma imagem reconhecida no cenário internacional, aspecto discutido anteriormente em "Caracterização da produção suinícola nacional: uma demanda relevante".

Isto permitiria maior confiabilidade no mercado externo e, aliada aos benefícios advindos da expansão da lógica da integração para o cenário internacional, maiores garantias de estabilidade mesmo em momentos de crise relativa. No caso brasileiro, os benefícios que poderiam advir de uma maior integração da cadeia produtiva ainda devem ser observados com ressalvas dado que sérias questões ainda se colocam como entraves à conquista ampliada de market share no mercado internacional.

Aspectos como investimentos em sanidade; rastreamento; melhoramento genético; marketing de esclarecimento; estabelecimento de padrões produtivos adequados aos mercados mais exigentes entre outras medidas citadas longamente em outras análises ainda devem ser observados. Sem soluções eficazes para estas questões que se colocam, a expansão da produção nacional se torna ainda mais dificultada e no longo prazo, considerando-se as tendências de alteração do padrão internacional de consumo de carnes, poderia significar inclusive a perda de espaços já conquistados.