Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

ABCS convoca reunião

Cadeia produtiva da suinocultura se reúne em regime de urgência, em Brasília (DF), para debater pauta de reivindicações.

Redação (16/02/2009)- A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e a Comissão de Suinocultura da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA) estão organizando uma reunião de emergência, em Brasília, com a participação de todos os elos da cadeia produtiva. O objetivo é discutir a crise que atingiu o segmento, que começa a ameaçar os negócios – e o emprego – em todos os níveis do setor. A reunião vai ser realizada às 9.30 h, de quarta-feira (18/02/09), na própria sede da CNA, em Brasília.

Vários Presidentes de entidades regionais da ABCS já confirmaram sua presença na capital da república. Foram convidados também os presidentes das Federações de Agricultura dos estados produtores de suínos, dentre os quais Enon Barbieri, de Santa Catarina, um dos incentivadores do encontro.

Nesta tarde de sexta-feira, o Secretário Executivo da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS), Pedro Camargo Neto, confirmou sua presença, comungando com o Presidente da ABCS, Rubens Valentini, quanto a oportunidade de a cadeia produtiva debater o fenômeno da crise e organizar alternativas que efetivamente repercutam em benefício do sistema. As indústrias – de todos os portes – também receberam a convocação.

 Estarão presentes também Deputados Federais membros da comissão de agricultura da câmara dos deputados. Entre as presenças confirmadas a dos deputados engenheiros agrônomos Moacir Micheletto(PR) e Valdir Colato (SC), Presidente Frente Parlamentar de Agricultura. O convite foi enviado ainda para a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e para suas afiliadas que trabalham nessa área.

             Participarão ainda representantes do Ministério da Agricultura e do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio Exterior ( MDIC ), por meio do Departamento das Indústrias Intensivas em Mão-de-Obra e Recursos Naturais – DEORN – SDP, que tem um histórico que realça as ações público-privadas do setor suinícola no Brasil, principalmente quando se remete ao Fórum de Competitividade da Indústria de Carnes e as ações em prol do fomento do consumo de carne suína desenvolvidas pela Secretaria Nacional de Comércio e Serviços.

 Foram expedidos também convites para os Presidentes do Sindicato Nacional da Indústria para a Alimentação Animal, Mário Sergio Cutait, e do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (SINDAN), Emilio Carlos Salani, e da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Sussumo Honda.

 Para Rubens Valentini, “o momento é de união, mas também de ações rápidas e eficientes, pois o produtor de suínos já está trabalhando nos limites da sua sobrevivência”. Segundo o Presidente da ABCS, há coisas que podemos articular unidos, mas há outras que podemos exigir, em função da importância econômica e social representada pela suinocultura brasileira.