A segunda fase da campanha “Um Novo Olhar sobre a Carne Suína”, através do convênio firmado entre Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e o Sebrae Nacional, terá início em outubro. A fase de tramitação jurídica do convênio já está superada, faltando apenas alguns detalhes burocráticos para que o processo seja colocado em prática. Para o Presidente da ABCS, Irineu Wessler, “é impressionante como estamos recebendo apoios institucionais, das empresas da cadeia produtiva do setor e dos suinocultores”, acrescentando que o grande desafio neste momento “é preparar a ABCS para fazer frente às responsabilidades e contrapartidas previstas no convênio”.
Nesse sentido, Wessler contou que esteve em São Paulo na semana passada em visita a cinco diferentes empresas, para realizar uma prestação de contas do uso dos recursos investidos pelas empresas que participam do Selo Empresa Amiga da ABCS. Todas as empresas visitadas confirmaram e ampliaram a sua participação no selo, entre as quais a Bayer, a Polinutri, a Sanphar, a Ford Dodge. “É uma demonstração de que a ABCS vinha seguindo e vai continuar seguindo um caminho de trabalho que favorece o conjunto da cadeia produtiva nacional”, disse Wessler.
Acompanhado do Diretor de Marketing da entidade, Fernando Barros, Wessler vai cumprir nova agenda junto às empresas do setor na próxima semana, quando estão previstos encontros com cerca de dez empresas de diferentes áreas. Os recursos do Selo, segundo Wessler, são indispensáveis, para compor a contrapartida financeira do convênio, que tem um orçamento total de 9 milhões de reais, em três anos. Mas, o Presidente alerta para o fato de que será necessário alavancar recursos junto aos próprios produtores,” o convênio tem uma meta de aumentar o consumo per capita em 2 kg, em três anos, representando um incremento de 200 mil matrizes nas granjas do país, e é do maior interesse do suinocultor colaborar para a viabilização desse projeto”, lembra.
Novas filiações – Depois da Bahia, criada em março, Pernambuco e Sergipe preparam-se para integrar a rede de entidades afiliadas à ABCS, com previsão de instalação em novembro. Para o Presidente Irineu Wessler, esse fato reflete “a ruptura histórica do foco empreendido na gestão da ABCS, que antes limita-se a apoiar as ações relativas à produção e agora luta para ampliar a participação da carne suína no mercado brasileiro”.
O Nordeste representa um contingente de 44 milhões de habitantes e é a região do país que registra o maior crescimento da renda nas camadas mais pobres da população, sinalizando um aumento natural do consumo de proteínas de origem animal. De outro lado, a região Nordeste acusa uma média de consumo per capita da ordem de 4 kg por habitante/ano, contribuindo decisivamente para a baixa média nacional de 13,01 kg per capita em 2008.
“Por isso é importante integrar o Nordeste às ações da ABCS”, disse Irineu, para quem é natural que no começo a entidade tenha privilegiado o trabalho nos estados produtores, mas que agora é importante consolidar a participação da carne suína no mercado interno brasileiro.
* Com informações da Assessoria de Imprensa