Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

ABCS tem novo presidente

<p>Rubens Valentini tomou posse ontem (06/07) em cerimônia realizada em Brasília (DF), com a presença do ministro Roberto Rodrigues.</p><p></p><p></p>

Rubens Valentini, de Brasília (DF), é o novo presidente da ABCS

Redação SI 07/07/2005 – O engenheiro agrônomo e PhD em Economia Rural, Rubens Valentini, tomou posse da presidência da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) na noite desta quarta-feira (06/07), em Brasília (DF). A cerimônia foi realizada em um dos auditórios da CNA e contou com as presenças de todos os presidentes das associações estaduais, do chefe-geral da Embarpa Suínos e Aves, Elsio Figueiredo, do presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro Camargo e Neto, e do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues.

Valentini assume o posto com o compromisso de dar continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido na ABCS e de implementar mudanças para manter a associação na linha de frente da suinocultura brasileira. “Profissionalização e interação com os demais elos da cadeia são as nossas principais missões, no sentido de ajudar a desenvolver a suinocultura nacional e garantir ao produtor sua devida parcela na distribuição dos resultados”, disse. Para operacionalizar os trabalhos da entidade, Valentini pretende criar um comitê técnico com atribuições de sugerir e supervisionar as medidas adotadas. “Este comitê será dividido em três áreas: Economia e Informação; Saúde Animal e Segurança de Alimentos; Produção e Meio Ambiente”.

O auditório da CNA ficou lotado durante a cerimônia de posse

O ministro Rodrigues revelou em seu pronunciamento que conhece o novo presidente da ABCS há 43 anos. “O Rubens foi meu bicho na faculdade de agronomia da Esalq, em Piracicaba (SP)”, relembrou. “Ele é um excelente profissional e muito competente e eu fico feliz com o seu ingresso na ABCS, representando a suinocultura brasileira”.

Além do perfil extremamente técnico e de ser colega pessoal do ministro da Agricultura, Rubens Valentini é também um empresário do setor suinícola. Sua granja, a Miunça (localizada no Distrito Federal, a 70 km de Brasília) abriga hoje 1700 matrizes.

Valentini assinou o livro dos presidentes da ABCS, formalizando a posse de seu mandato

Emoção O momento de transição da presidência da ABCS foi marcado por doses de gratidão e de emoção. José Adão Braun esteve à frente da entidade desde 1999 e, neste período, vivenciou muitos episódios bons e ruins (como a inesquecível crise de 2002) da suinocultura brasileira. “Fico feliz por deixar a ABCS num momento bom da suinocultura e ver que a associação pode celebrar os seus 50 anos de fundação em grande estilo, por ter cumprido o seu papel”, afirmou.

Em seu discurso de transição de cargo, Braun embargou a sua voz ao agradecer o apoio de sua família, aproveitando o momento para se desculpar das inúmeras ausências de casa, enquanto esteve representando e defendendo os interesses do setor. “Estou na ABCS há 48 anos e, assim como a entidade, sempre estive atento às questões da suinocultura”. Braun segue agora como presidente honorário da ABCS, sendo encarregado de coordenar as festividades dos 50 anos da associação, que serem completados no dia 11 de novembro.

Colegas de faculdade, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, acompanhou a posse de Valentini

O ex-presidente, José Adão Braun (à dir.), se emocionou ao despedir-se do cargo