Redação (09/12/2008)- Ao se reunir com o Secretário de Defesa Agropecuária (SDA), do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz, e com o chefe do Departamento de Inspeção de Origem Animal (DIPOA), Nelmon Oliveira da Costa, o Presidente Executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (ABEF), Francisco Turra, destacou a importância de que o atual processo de revisão do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária dos Produtos de Origem Animal (RIISPOA) resulte em uma legislação simples e não burocrática.
A norma foi estabelecida pelo Decreto nº 30.691, de 29/03/1952, e está sendo reformulada de forma transparente, tendo sido inclusive realizada uma audiência pública. O resultado da reformulação e atualização do RIISPOA deverá ser encaminhado ao Congresso Nacional no início de 2009.
“Recebemos pleno apoio das duas autoridades do Ministério da Agricultura, e o setor de proteína animal espera continuar debatendo a reformulação de forma transparente, até o envio do projeto ao Congresso. Desta forma a nova regulamentação resultará em mais um estímulo para a atividade do agronegócio”, destacou Turra, que dirige a Divisão de Produtos de Origem Animal do Departamento do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), onde ocorreu o encontro na última segunda-feira.
Na ocasião, o secretário Inácio Kroetz abordou também a recente assinatura do acordo que concretizou a abertura do mercado da China para as exportações brasileiras de carne de frango. Segundo Kroetz, o atual estágio das relações com as autoridades chinesas é de pleno entendimento, e acrescentou acreditar que em breve estarão autorizadas também as exportações de carne suína e bovina.