Redação (09/05/07) – O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Reinhold Stephanes, foi a estrela da abertura oficial do 20o. Congresso Brasileiro de Avicultura, realizado nesta terça-feira à noite (8) no auditório do Itamaraty, em Brasília. Ele apresentou o veterinário paranaense Inácio Kroetz, secretário de Defesa Agropecuária, como o responsável pelos programas de prevenção e controle da Doença de New Castle e da Influenza Aviária, duas grandes preocupações do setor avícola. “Hoje, temos um sistema de defesa sanitária animal e vegetal que nos permite enfrentar qualquer situação de doenças”, disse o ministro, que representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no evento.
O Congresso, realizado pela União Brasileira de Avicultura (UBA) e pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (ABEF), prossegue nesta quarta-feira (9 de maio), e os principais temas a serem debatidos são as propostas do Governo Federal para o agronegócio e sua inserção no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além da defesa sanitária. Stephanes é esperado para participar novamente, nesta manhã. A ministra Dilma Roussef, da Casa Civil, é uma das participantes do primeiro painel. Ela vai falar sobre o impacto do Programa de Aceleração do Crescimento no setor agropecuário.
O evento foi aberto pelo presidente da UBA, Zoé Silveira d´Ávila, que apresentou números animadores para o setor, destacando a produção de quase 5 bilhões de frangos ao longo do ano passado, equivalentes a 9 milhões e 300 mil toneladas, das quais 2,7 milhões foram exportadas para 140 países. Segundo Zoé, é necessário resolver problemas de logística, como as estradas, ferrovias e portos, para aumentar ainda mais o emprego no setor, que já tem mais de 4 milhões de funcionários. Zoé também reclamou da valorização do real, que, segundo ele, “complica o setor”.
Após a abertura, a UBA ofereceu o troféu Mérito Lauriston von Schmidt ao ministro Stephanes, à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Walter Fontana Filho, presidente do Conselho de Administração da Sadia, por “relevantes serviços prestados à causa da avicultura brasileira”.