Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Marketing

Ações do PNDS no RS

Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura já apresenta resultados positivos e uma maior demanda pelo produto nos supermercados brasileiros.

Ações do PNDS no RS

A diretoria executiva do Sebrae/RS, integrada pelo superintendente Léo Hainzenreder, pelo diretor Técnico Marco Kappel Ribeiro, e pelo diretor de Administração e Finanças, Marcelo Ribas, participou, na última terça-feira, 29.11, da apresentação dos resultados do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) em 2011 no Rio Grande do Sul, em evento realizado na Capital gaúcha. No encontro, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Suíno (ABCS) e pela Associação de Criadores de Suínos do RS (Acsurs), também estiveram presentes os colaboradores da gerência de Agronegócio do Sebrae/RS, liderada pelo gerente João Paulo Kessler.

Uma das ações de sucesso promovidas pelo PNDS foram as campanhas de degustação para os clientes de quatro estabelecimentos da Rede Unisuper em Canoas, Gravataí e Ivoti, aumentando as vendas da carne suína. A iniciativa apresentou ótimos resultados, ou seja, gerando um incremento significativo nas vendas de carne suína, em comparação com o mesmo período de 2010, em média 60%. Antes do início das degustações, foram realizadas reuniões de apresentação do PNDS com os proprietários de cada mercado, e, além disso, um treinamento com os açougueiros, possibilitando a realização da ação.

O projeto também estendeu suas ações para área hospitalar gaúcha, mostrando que a carne suína pode gerar muitos benefícios aos enfermos se for utilizada na alimentação deles. Foram realizadas palestras de sensibilização em hospitais de Passo Fundo como o São Vicente de Paulo, o da Cidade e o de Ortopedia e Traumatologia, todos, hoje, já tendo inserido a carne suína em seus cardápios.

O PNDS promoveu ainda, ao longo de 2011, treinamentos de cortes adequados de suínos direcionados para açougueiros que trabalham em redes de supermercados de Porto Alegre, Passo Fundo e Região Metropolitana da Capital. No treinamento, são demonstrados aos participantes os novos cortes de carne suína, como disponibilizá-los e apresentá-los nas gôndolas dos supermercados, além das boas práticas de manipulação do produto. Esta ação capacitou mais de 80 profissionais em Porto Alegre, Ivoti, Canoas, Gravataí, Passo Fundo e Marau. Outras ações realizadas neste ano foram palestras, reuniões com entidades do segmento, capacitação de produtores e de demais integrantes da cadeia produvita.

O PNDS

O Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da suinocultura brasileira, trabalhando para uma maior estabilidade econômica da atividade e os conseqüentes benefícios sociais para os produtores e trabalhadores da cadeia produtiva, através da ampliação do mercado doméstico da carne suína.

Os objetivos específicos são a modernização da comercialização da carne suína e a generalização de boas práticas de produção, da granja à mesa, que contribuam para consolidar a carne suína como um produto saudável e nutritivo, produzido de forma tecnicamente correta, socialmente justa e ambientalmente responsável.

O objetivo principal da iniciativa é incrementar o consumo doméstico per capita em dois quilos no Brasil até o final do ano de 2012,e prevê investimentos, pelos parceiros em nível nacional, de mais de R$ 9 milhões em três anos. Os recursos são aplicados na geração de conhecimento, na produção, industrialização, e, principalmente, na área de comercialização do produto.

No Rio Grande do Sul, o PNDS está sendo desenvolvido pela Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) e Sebrae/RS, com o apoio do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (Sips) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS).