Redação (07/11/2008)- Com objetivo de tratar de temas atuais da suinocultura, a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) realiza a sétima edição do Seminário Anual de Suinocultura do Estado de Mato Grosso nos dias 27 e 28 de novembro de 2008, no Centro de Eventos da Famato.
Durante os dois dias do evento, os produtores de suínos, frigoríficos e profissionais da área irão discutir temas relacionados ao mercado mundial suinícola, como as tendências do mercado nacional e internacional, desafios sanitários, sustentabilidade e gestão, entre outros assuntos.
A abertura no dia 27 (quinta-feira), contará com a palestra de Osler Desouzart, membro da Diretoria Consultiva do World Agriculture Forum (WAF) e fundador da companhia de consultoria ODConsulting Planejamento e Estratégica. Osler falará sobre as tendências futuras dos mercados de proteína animal, abordando os fatores que afetam o consumo, perspectiva de produção e planejamento estratégico. "Se você não sabe aonde vai, qualquer caminho vale. As companhias precisam de um plano de ação, um planejamento estratégico que oriente as suas ações e as guiem para o futuro", pontua.
No dia 28 (sexta-feira), as 7:30 serão realizadas as inscrições e entrega de materiais. Logo após, as 7:59, haverá a palestra sobre os desafios sanitários e sustentabilidades da suinocultura. O tema será ministrado por Rogério Kerber, presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Estado do Rio Grande do Sul (Fundesa), que trará a experiência bem sucedida de seu estado, na área de sanidade animal e sustentabilidade. "A carne suína brasileira não está presente nos grandes mercados, e isso está ligado às barreiras técnicas, regras específicas e pré-requisitos que os mercados demandam e que são necessários para comprovar a existência de um sistema de defesa sanitário atuante, presente. Dentro deste panorama, o Rio Grande do Sul é o 2º maior produtor, e o maior exportador do país. Então a nossa intenção é trazer a bem sucedida experiência do estado para que possa contribuir pra para o setor da suinocultura de Mato Grosso", explica.
Com pausa para o coffee-break, a manhã continua com a palestra do economista, e analista sênior do Grupo SAFRAS & Mercados, Flávio Roberto de França Junior, que falará sobre o "Mercado de grãos".
Ainda na sexta-feira, os participantes poderão conferir a palestra do Prof. Clóvis de Barros Filho, professor e palestrante da Casa do Saber, e palestrante do grupo AGROCERES, Perdigão, Janssen-Cilag Farmacêutica, Evonik Degussa, e Bausch & Lomb. Com o tema "a vida que vale a pena ser vivida", Clóvis abordará as escolhas pessoais e profissionais de uma forma geral, e até que ponto tais escolhas estão ligadas à constante busca pela felicidade. Com a intenção de não trazer respostas, mas sim promover o questionamento, a palestra levantará a cortina dos problemas existenciais e convidará seu interlocutor, de forma agradável e didática, a examinar sua própria vida. Com ou sem suínos. Dentro ou fora da fazenda.
Os suinocultores que participarem do Seminário concorrerão a 4 matrizes de alto padrão que serão sorteadas entre os produtores.
Inscrições
As inscrições para o seminário podem ser feitas na sede da Acrismat, AV Beira Rio, Parque de Exposições, mais informações 3624 8125. Há condições facilitadas de inscrições para os participantes e estudantes do interior. Os valores são R$30 pra estudante e R$80 público em geral, os suinocultores registrados na Acrismat não pagam inscrições. As informações são da assessoria de imprensa da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat).