Redação (08/11/06) – O presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Luiz Ortolan Salles, disse que está na expectativa para que os preços da carne suína no estado subam até o final do ano. “O preço do suíno vivo é de R$ 1,80/quilo atualmente, frente a um custo de produção de R$ 1,40/quilo. Entendemos que o preço deva subir até porque os custos de insumos como milho e soja tendem a aumentar também nesses meses finais do ano”, afirma.
Salles afirma que a campanha de marketing a promoção da carne suína no estado vem trazendo resultados positivos, embora haja expectativa de que a demanda pelo produto possa crescer mais no interior do estado. “A campanha está centrada na rede Mercado Modelo, a maior rede de supermercados de Mato Grosso, com exposição de produtos nas gôndolas, e os resultados apontam para um incremento no consumo”, disse. Acrescenta que o consumo está mais centrado em
mercados como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, e que a iniciativa visa incrementar o consumo em outras regiões também.
O dirigente projeta que a realização do 12o Seminário Nacional de
Desenvolvimento da Suinocultura, em abril do próximo ano, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), em parceria com a Acrismat, será favorável ao setor. “Estou esperançoso de que o seminário ajude a promover o crescimento da suinocultura no estado”, finaliza Salles.