Redação (18/10/06) – O presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), Valdecir Folador, disse, em entrevista à Agência SAFRAS, que espera iniciar a campanha de marketing “Um novo olhar sobre a carne suína” no Rio Grande do Sul em no máximo 60 dias. “Estamos articulando com a ABCS e as
Folador salienta que no Rio Grande do Sul os trabalhos possivelmente terão início em grandes centros, como a Região Metropolitana de Porto Alegre. “Este será um trabalho contínuo de médio longo prazo, que tem como intuito desmistificar e elevar o consumo de carne suína, através de mais de 40 diferenciados cortes”, disse.
O dirigente afirma que o consumo per capita anual de carne suína no Rio Grande do Sul varia de 20 a 22 quilos, contra uma média nacional que fica entre 11,5 e 12 quilos per capita. “Embora bem consumida no estado, a campanha visa informar a população sobre a qualidade da carne suína. Creio que não teremos grande dificuldade em elevar o consumo per capita em um ou dois quilos por ano no Rio Grande do Sul”, projeta o presidente da ACSURS.
Folador acrescenta que se o consumo nacional subir nesta mesma proporção, o Brasil precisará produzir mais de 100 mil matrizes para atender a demanda, o que trará frutos para todo o setor, acabando com a dependência do mercado externo.