Redação SI 19/07/2005 – Sindicatos e lideranças da região do Alto Uruguai se reuniram na tarde do dia 15 de julho, em Erechim (RS), para aprovar proposta de criação de nova cooperativa. O presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), Valdecir Folador, que participa das discussões para a criação da nova cooperativa desde o seu início, também esteve no encontro.
De acordo com o presidente da Acsurs, a intenção é buscar alternativa de renda para os cerca de dois mil produtores de suínos que hoje fazem parte da Cooperativa Tritícola de Erechim (Cotrel), que se encontra em dificuldades financeiras. “A cooperativa já começou a atrasar os pagamento”, informa o presidente da Acsurs. Segundo Folador, a intenção do grupo que lidera a iniciativa, é dividir a nova cooperativa em setores, como o de suínos, aves e grãos, gestionadas por uma central regional.
O novo modelo, explica, tem como objetivo o desenvolvimento rural sustentável, articulado e transparente. Visa também permitir a entrada dos atuais sócios da Cotrel e de novos interessados e, por conseqüência, ampliar a oferta de empregos nos municípios da região. “Há cerca de um ano já se idealizava este novo modelo de cooperativismo, a idéia é o que produtor possa participar das decisões, não ficar apenas da porteira para dentro da granja, mas saber também o que acontece fora da porteira e como está sendo comercializado seu produto”, comenta Folador.