Redação (02/05/06) – Na próxima quarta-feira, a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar na Região Sul (Fetraf-Sul), vai realizar mobilizações em oito cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina os atos serão em Chapecó e Dionísio Cerqueira.
A Fetraf reivindica uma audiência com o presidente Lula para ampliar as medidas já anunciadas pelo pacote agrícola lançado em abril, que prevê a prorrogação das dívidas de 2005 e 2006, além de R$ 300 milhões para compra de produtos, através de Aquisições do Governo Federal (AGF).
Na semana passada a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), fez atos em São Miguel do Oeste, Xaxim e Guaramirim. Os agricultores pediram 12 anos para pagamento das dívidas com rebate de 50% para quem pagar em dia, além de auxílio para produtores que não fizeram financiamento e foram atingidos pela estiagem.
O presidente da Fetaesc, Hilário Gottselig, disse que os agricultores vão ocupar as agências bancárias caso não sejam atendidos pelo Governo Federal. Nos dias 16 a 18 de maio cerca de cinco mil agricultores devem ir a Brasília, para participar do Grito da Terra Brasil.