Redação (04/11/2008)- A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados instalou na última quinta-feira (30-10), uma subcomissão especial para diagnosticar e sugerir políticas para o mercado de fertilizantes no Brasil. Reconhecido pelas discussões que promoveu recentemente sobre o tema, o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) foi escolhido vice-presidente do colegiado.
Segundo o parlamentar gaúcho, o foco do trabalho será o de debater e propor ao governo federal uma política para produção brasileira de fertilizantes. “Vamos trabalhar para incentivar a produção nacional e fazer com que o país seja auto-suficiente”, afirmou. Para Heinze, a discussão do assunto no Parlamento é fundamental para forçar o Executivo a adotar medidas que reduzam os custos de produção e aumentem a produtividade das lavouras.
O deputado lembra que no semestre passado, quando comandou reuniões com representantes do setor produtivo, das indústrias de fertilizantes e técnicos do governo, muito se discutiu a necessidade de mudar o texto do decreto-lei 227/67, que dispõe sobre a exploração de minas. “O governo precisa estabelecer prazos e cobrar resultados das empresas que recebem autorização para exploração”, evidencia.
Os parlamentares que integram a subcomissão voltarão a se reunir na próxima terça-feira, dia 4 de novembro, ás 17 horas, no Plenário 6 da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. As informações são da assessoria de imprensa do deputado federal Luis Carlos Heinze.