Redação (08/11/06) – Dando continuidade ao ciclo de palestras que tem como objetivo principal divulgar os programas do governo federal que apóiam a exportação de produtos agrícolas, a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promoverá em Campo Grande (MS), no próximo dia 16 de novembro, a quinta edição do Seminário do Agronegócio para Exportação (V AgroEx). O evento acontecerá entre 8h30 e 17h, no auditório da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso do Sul (Famasul).
O analista de Comércio Exterior da SRI, Flávio Tadeu Costa Silva, esclarece que o AgroEx visa despertar no setor produtivo o interesse pelo tema exportação e outros assuntos relacionados ao mercado internacional, como os acordos comerciais, questões sanitárias e fitossanitárias e a promoção do agronegócio brasileiro no exterior. O AgroEx já foi realizado em Belo Horizonte, Belém, Fortaleza e Florianópolis. Idealizado pelo Núcleo de Integração para Exportação (NIEx) da SRI, o seminário deverá chegar ao interior do País. A nossa pretensão no ano que vem é levar o seminário para diversas cidades do interior que, apesar de não serem capitais, são pólos importantes para o agronegócio, disse o analista.
Costa Silva informou que um dos temas de maior relevância em todo AgroEx é a integração da produção para exportação. Trata-se de divulgar entre as diversas cadeias produtivas a importância da organização da produção para atingir o mercado internacional. Defendemos a criação de condomínios rurais de produção e consórcios de exportação. Estes esquemas associativos possibilitam a produção na escala, nas especificações e no padrão de qualidade exigidos pelos mercados externos com mais facilidade, afirmou. Nos seminários, o tema Integração para Exportação: Condomínio Rural e Consórcio de Exportação é tratado a partir da apresentação do coordenador do NIEx, Daniel Amin Ferraz, doutor em direito empresarial.
A cada edição do AgroEx representantes do setor produtivo local apresentam exemplos de sucesso. No caso de Campo Grande, serão apresentados casos de sucesso nos setores de carne, soja/algodão e peixes (produção e exportação). O seminário também tratará de temas de interesse do setor sucroalcooleiro. O diretor do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade do Mapa, Paulo Nogueira, fará uma exposição sobre o novo Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov) e as exigências do mercado de carne para a exportação.
Durante o V AgroEx também haverá palestra sobre Indicação Geográfica e Marcas Coletivas na Agropecuária, a ser proferida pelo diretor do Departamento de Propriedade Intelectual e Tecnologia da Agropecuária do Mapa, Helinton José Rocha. A edição de Campo Grande também contará com a divulgação e demonstração do AGROSTAT, sistema de consulta à balança comercial do agronegócio criado pela SRI que pode ser acessado pelo site do Mapa (www.agricultura.gov.br).
O público participante receberá a Cartilha de Integração para Exportação, elaborada pela SRI para conscientizar os produtores sobre a importância da integração da produção e orientá-los com respeito à legislação que rege condomínios e consórcios. A cartilha é distribuída em todas as edições do AgroEx.
Para realizar os seminários, o Mapa conta com o apoio de técnicos do Sebrae e dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e das Relações Exteriores (MRE), que apresentam alguns programas voltados para facilitar a vida de agricultores interessados em vender seu produto para o mercado externo. Outros parceiros do evento são as entidades locais representativas do setor e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No caso do Mato Grosso do Sul, além da Famasul, o AgroEx conta com o apoio do Centro Universitário de Campo Grande (UNAES), da Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul (FIEMS) e da Secretaria de Produção e Turismo.
As inscrições para o V AgroEx já estão disponíveis nos endereços www.agricultura.gov.br e www.famasul.com.br e são gratuitas. As vagas são limitadas.