Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agropecuária deve criar menos riqueza, apesar de aumento nas exportações, prevê CNA

<p>A entidade prevê que o PIB do setor, que foi de R$ 153 bilhões no ano passado, deve ter uma queda de 3,08% se for mantido o ritmo de crescimento registrado até o momento este ano.</p>

Redação (01/12/06) – A soma de todas as riquezas produzidas pelo setor agropecuário o Produto Interno Bruto (PIB) agrícola deve apresentar uma queda este ano, segundo previsão divulgada ontem (30) pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

“Os problemas estão relacionados a uma crise de rentabilidade que os produtores estão sofrendo, ou seja, preços dos produtos muito baratos e custos de produção extremamente elevados”, explica o superintendente técnico da CNA, Ricardo Cotta.

A queda de produção agrícola está ocorrendo apesar da exportação do setor ter aumentado 11% de janeiro a outubro. Segundo cálculo da CNA, a soja continua sendo o principal produto agrícola brasileiro vendido para o exterior.

A estimativa foi calculada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo (USP), com base nos dados do PIB de janeiro a setembro, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).