Para a reavaliação técnico-científica do manejo de risco no uso de agrotóxicos, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou, nesta sexta-feira (9), um grupo de trabalho, formado por seis profissionais da Secretaria de Defesa Agropecuária. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), por meio de portaria ministerial.
“Essa será a oportunidade de propormos revisão do manejo para 13 produtos indicados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), colocados em reavaliação por questões relacionadas às áreas de saúde humana e meio ambiente”, ressalta o coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins do Ministério da Agricultura, Luís Rangel.
Atribuições – Caberá aos profissionais identificar os pontos críticos apontados pelos órgãos de saúde e meio ambiente, discutir proposições de mitigação de risco e promover ações de educação, treinamentos e discussão de práticas agrícolas.
Podem participar das reuniões os representantes das secretarias de Política Agrícola, de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo e de Relações Internacionais do Mapa, fiscais federais agropecuários das Superintendências Federais de Agricultura (SFA’s), especialistas em manejo de pragas, membros de entidades do setor produtivo agrícola, pesquisadores e analistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O 1º encontro deve ocorrer em maio e o grupo terá o prazo de dois anos para conclusão dos trabalhos.