Redação AI (09/03/06)- A ameaça da gripe aviária pode levar as grandes redes de fast food a deixar de comprar carne de frango brasileira. Gigantes da alimentação como McDonald”s e KFC já começaram a esboçar um plano de contigência para o caso de surgir um foco da doença no País, o que incluiria o cancelamento de milhões de dólares em contratos de compra – só no ano passado, o Brasil exportou US$ 3,5 bilhões em aves.
O possível boicote ao frango brasileiro foi confirmado pela empresa americana Yum! Brands, dona da rede Kentucky Fried Chicken, em reportagem publicada hoje na revista Exame. O McDonald”s pode ir pelo mesmo caminho, e já procura alternativas às granjas brasileiras, segundo nota publicada hoje no portal CattleNetwork.
Segundo a Exame, as empresas estão preocupadas com a falta de preparação do governo brasileiro para evitar a disseminação do vírus H5N1. A crise da aftosa, que atingiu parte do rebanho nacional em 2005, teria contribuído para aumentar essa desconfiança.
“É inconcebível que o Brasil, maior produtor e exportador de aves do mundo, não conte com um sistema regionalizado (que evitaria um boicote generalizado à produção do País)”, afirma o diretor financeiro da Sadia, Luiz Murat, à Exame.
Segundo o jornal britânico The Daily Telegraph, a crise da gripe aviária pode ter impacto também sobre o cardápio das lanchonetes. O McDonald”s poderia simplesmente deixar de vender nuggets e hambúrgueres de frango. A manobra salvaria a imagem da rede em caso de pandemia da doença, já que o volume principal de suas vendas está nos lanches com carne bovina.