Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Alojamento

<p>Produção nacional de aves cresce 8,33% no primeiro semestre deste ano e bate novo recorde.</p>

Redação AI 26/07/2005 – No primeiro semestre deste ano, a produção nacional de pintos de corte bateu recorde e alcançou 2,246 bilhões de cabeças, aumento de 8,33% sobre igual intervalo de 2004, de acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Pintos de Corte (Apinco).

Para o secretário-executivo da Apinco, José Carlos Godoy, o avanço no semestre foi estimulado pelo crescimento das exportações de carne de frango. As vendas externas totalizaram 1,351 bilhão de toneladas no período, um aumento de 19,51% ante os seis primeiros meses do ano passado, de acordo com a Abef (reúne os exportadores).

Godoy admitiu que o aumento do alojamento foi expressivo no primeiro semestre, mas disse que o volume não preocupa, já que essa produção foi absorvida pelo mercado. “A dúvida agora é o segundo semestre”, afirmou. É que nessa época do ano o ritmo de produção costuma ser mais intenso do que na primeira metade do ano.

Mas o ritmo de avanço das exportações ” pode não ser tão bom quanto foi no primeiro semestre, disse o secretário-executivo. Ele observou ainda que na segunda metade de 2004, o nível das vendas externas já foi elevado. Além disso, as perspectivas no mercado doméstico “não são as mais animadoras”, comentou, com base na previsão de queda nas vendas feita pelo setor supermercadista.

De qualquer forma, a projeção da Apinco é de um crescimento expressivo neste ano, com a produção de pintos de corte alcançando 4,6 bilhões de cabeças ante 4,277 bilhões em 2004.