Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Alta de preços

<p>Índice de preços recebidos pelos produtores agropecuários de SP cresce, diz IEA. Carne suína acompanha índice. Frango cai.</p>

Após cair 4,12% em julho, o índice de preços recebidos pelos produtores agropecuários (IqPR) de São Paulo, pesquisado pelo Instituto de Economia Agrícola, vinculado à Secretaria da Agricultura do Estado, encerrou agosto com variação positiva de 2,67%, sustentado pelo comportamento das cotações no grupo de produtos de origem vegetal.

Neste, que em média subiu 5,37% no mês, os destaques foram as altas do tomate para mesa (101,94%), banana nanica (50,93%) e laranja para indústria (29,11%). Amendoim, arroz, café, cana e soja apresentaram valorizações mais modestas, enquanto houve queda nos casos de algodão, batata, feijão – a maior delas, de 16,04% – laranja para mesa, milho e trigo, segundo o IEA.

No grupo de produtos de origem animal houve queda média de 4,02%, puxada por carne de frango (16,71%), ovos (3,82%) e carne bovina (1,76%). Subiram, em contrapartida, os preços da carne suína e dos leites B e C.