Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Alta de preços perde fôlego no campo paulista

<p>Apesar da desaceleração, as cotações de 16 dos 20 itens pesquisados pelo IEA subiram.</p>

Redação (12/09/07) – O índice de preços recebidos pelos produtores agropecuários paulistas (IqPR) pesquisado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) – vinculado à Secretaria de Agricultura do Estado – encerrou a primeira quadrissemana de setembro com variação positiva de 1,49%, bem abaixo das altas observadas na terceira prévia de agosto (4,72%) e no fechamento do mês passado (3,84%), conforme realçou o próprio órgão. 

Apesar da desaceleração, as cotações de 16 dos 20 itens pesquisados pelo IEA subiram, com destaque para a alta generalizada no grupo de produtos de origem animal, onde o maior salto foi o da carne suína. O grupo registrou variação positiva média ponderada de 4,4% no intervalo, ante valorização de 0,08% do grupo de produtos de origem vegetal – com destaque para a disparada da batata. 

Excluída a cana-de-açúcar, que tem grande peso no campo de São Paulo e cujos preços pagos aos produtores recuaram 3,68% na primeira quadrissemana de setembro, o grupo de produtos vegetais teria registrado alta de 3,84%, segundo destacou o IEA. Conforme análise divulgada pelo instituto, esta queda reflete a influência da retração das cotações do açúcar no mercado externo. 

Ver mais em www.iea.sp.gov.br