Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Amapá vacina contra peste suína clássica

Campanha de vacinação contra aftosa no AP também vai imunizar 60 mil suínos contra peste suína clássica.

Amapá vacina contra peste suína clássica

A partir deste domingo (1º/11), os produtores rurais do Amapá terão o acompanhamento do governo durante a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. Na ocasião, também serão vacinados todos os suínos do estado contra peste suína clássica. Ao todo, 300 técnicos e fiscais federais agropecuários vão vacinar cerca de 500 mil bovinos e bubalinos contra a aftosa e 60 mil suínos contra a peste suína clássica.

“Além disso, o governo vai fazer, até 15 de dezembro, o cadastramento das propriedades, georreferenciamento por satélite e exame clínico dos animais. O objetivo é avançar no status sanitário do Amapá, que hoje ainda é de risco desconhecido”, explicou o coordenador-geral de Combate às Doenças, da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/Mapa), Guilherme Marques.

Essa ação é coordenada pelo Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, por meio da Superintendência Federal de Agricultura no Amapá, em parceria com técnicos, veterinários e auxiliares de todas as unidades da federação e do setor privado. “A vacinação vai começar nas propriedades maiores, que contam com mais infraestrutura e rebanho expressivo. A ideia é usá-las como suporte operacional para chegar nas demais propriedades de subsistência”, ressaltou Marques.

A agulha oficial também é utilizada como ação estratégica na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e em 12 municípios na Calha do Rio Amazonas. “A vacinação é uma ferramenta importante para erradicar a doença, mas também é preciso atuar na vigilância do trânsito de animais e seus produtos e em suspeitas de animais enfermos”, lembrou Marques.