Redação (06/03/2009)- Diretores da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais se reuniram na última quinta-feira, 05/03, com representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, FAEMG: Affonso Damásio, superintendente técnico da federação, Pierre Vilela, coordenador técnico e o assessor, Antônio Carlos Lima, para discutirem a reativação da Comissão Técnica da Suinocultura.
A reunião que aconteceu na sede da Asemg teve como objetivo a reativação da comissão de suinocultura que visa reunir suinocultores de todo o estado para o debate de questões como: processos legislativos, aumento do consumo, linhas de financiamento, além das políticas estruturais relativas ao setor. Segundo Affonso Damásio, através de suas comissões setoriais a FAEMG define melhor e defende com mais eficácia os interesses dos produtores rurais. “A iniciativa de buscar uma parceria mais estreita com a Asemg é importante e necessário para viabilizar os trabalhos desta comissão” comentou.
O presidente da Asemg, João Bosco Martins de Abreu, definiu a aproximação entre as entidades como condição imperativa para auxiliar na formulação de políticas futuras. “Devemos nos articular para propor soluções de ordem prática, com objetivos bem definidos numa perspectiva de futuro e não ficarmos trabalhando em crises já passadas”, disse. O vice-presidente da associação e coordenador da Câmara Técnica da Suinocultura que está vinculada à Secretaria da Agricultura, José Arnaldo Cardoso Penna, encerrou o encontro priorizando uma nova reunião para a próxima quinta-feira (12), na Asemg, onde terá início o planejamento e serão definidos os membros desta comissão. Durante o encontro também estará na pauta o regimento interno. “A comissão precisa atrair lideranças de todos os pólos suinícolas do estado para ter representatividade e massa crítica de qualidade que possa contribuir com os processos”, reforçou Pierre Vilela.