Redação SI 27/09/2002 – A redução na oferta de carne de porco fez o preço da arroba subir nos últimos dias. Em São Paulo, esse aumento ajudou a conter o prejuízo que os criadores vinham acumulando desde o início do ano.
Os criadores independentes de suínos da região de Cerqueira Cesar, em São Paulo, estão começando a se recuperar da fase dos prejuízos que tiveram no começo do ano. Mesmo no inverno quando a procura normalmente cresce, os suinocultores não conseguiram bons preços e o consumo não absorveu a grande oferta que havia no mercado interno.
O presidente da Associação dos Criadores de Cerqueira César diz como as granjas da região estão convivendo com a crise.
Alguns diminuíram o plantel, eliminaram o custo, que até então vinham lutando, e acabaram conseguindo um sistema de para se manterem, conta Edson de Oliveira.
Nos últimos dois meses os criadores venderam muitos animais abaixo do peso e isso diminuiu a produção das granjas em setembro. Agora com a diminuição da oferta os criadores em Cerqueira César que estão passando pela crise vivem um momento de trégua. A arroba suína subiu para R$30,00. Este preço de venda cobre apenas os custos de produção no momento.
A esperança dos criadores é que as festas de fim de ano ajudem a aumentar o consumo do porco e que o preço melhore um pouco mais.