Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Aves: cotações em alta

Preço da carne de frango sobe 8,93% em MG.

Redação AI 07/10/2003 – 06h03 – A carne de frango registrou aumentos consecutivos de preços no mês de setembro, de acordo com dados do Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais (Ipead/UFMG). Na primeira quadrissemana, a alta foi de 4,65%, seguida de acréscimo de 5,60%, na segunda; 8,94%, na terceira quadrissemana; e, finalmente, completando o mês com valorização de 8,93% em relação a agosto. A inflação medida pelo mesmo órgão, neste período, ficou em 0,45%. A alta dos insumos – milho e soja – em torno de 20%, aliada à redução da oferta do frango no mercado interno são os fatores causadores desse cenário.

De acordo com o economista e coordenador de pesquisas do Ipead, Arthur Emílio Reginaldo, a carne bovina teve grande reajuste de preços no segundo semestre, em função da entressafra, o que fez com que os consumidores migrassem para outras com menor valor: suínos – que registraram acréscimo de 8,03% em setembro – e, especialmente, o frango.

O presidente da Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig), Tarcísio Franco do Amaral, afirmou que, além da maior procura pelo produto, as exportações do setor cresceram em cerca de 10% em relação ao ano passado.