Tradicionais destaques das ceias de final de ano vão aparecer na mesa dos gaúchos de um jeito diferente em 2009. As aves natalinas estarão menores, as carnes suínas, mais caras, e os importados estarão presentes em maior quantidade.
Produtos como o peru e o chester estarão com o mesmo preço por quilo do ano passado, mas com um peso unitário 10% menor. De acordo com o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, trata-se de uma adequação da indústria ao perfil do comprador. “O consumidor estará pagando o mesmo preço por quilo, mas em razão de uma tendência de consumo de novo formato das famílias, com um menor número de pessoas, as aves natalinas estarão com um peso menor do que no ano passado”.
A carne de suíno terá um preço cerca de 10% mais salgado, em razão da retomada da tributação do ICMS, cuja cobrança havia sido suspensa durante o ano pelo governo.
O levantamento divulgado pela Agas sobre as expectativas do setor para o final de ano revela que o valor médio que os gaúchos gastarão na ceia de Natal será de R$ 231,68. Os empresários projetam vendas 8,7% superiores ao Natal de 2008.
Dólar mais baixo favorece aquisição de importados – Com uma taxa de câmbio favorável, os importados deverão aparecer em maior quantidade na mesa dos gaúchos, podendo ter um crescimento de 10%. Itens como bacalhau, frutas secas e azeites poderão entrar na lista sem pesar no orçamento, no ano passado, a alta do dólar fez com que os produtos vindos do Exterior chegassem 15% mais caros. O crescimento desse setor, no entanto, não irá comprometer ou representar uma concorrência para o mercado nacional – de acordo com Longo, importados ocupam uma parcela pequena, entre 1,5% e 2%, nas mesas dos gaúchos:
No caso dos espumantes, mais de 90% serão de vinícolas nacionais.
A estimativa é que os supermercados vendam 20% mais em volume do produto em relação a 2008 – sendo que 60% dos negócios serão de moscatel. Outro item que se mantém em alta é o panetone – os gaúchos continuam os maiores consumidores per capita do produto no país.