Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Avicultor gaúcho quer revisão de prazo

<p>Os produtores querem antecipar a data para diminuir o prazo para o fim do embargo imposto pela Rússia e o Japão.</p>

Redação AI (29/09/06)- Os avicultores gaúchos tentam, junto ao Ministério da Agricultura (Mapa), a revisão na data de 14 de setembro para o encerramento oficial do foco de Newcastle no Rio Grande do Sul. Apesar de a Organização Internacional de Epizootias (OIE) já ter publicado a notificação, os produtores querem antecipar a data para diminuir o prazo para o fim do embargo imposto pela Rússia e o Japão, que ainda seguem com restrições à carne de frango do Estado.

Segundo a responsável pelo programa de sanidade avícola do RS, Adriana Reckziegel, o pedido é de que o Mapa considere o final do foco da doença a partir da morte do último animal infectado (no início de maio), e não das conclusões epidemiológicas. “Estamos solicitando também que, munido desta informação, o ministério interceda junto a esses países para diminuir o prazo do embargo”. Desde a confirmação do foco da doença, em Vale Real, no dia 4 de julho, a Rússia anunciou que deixaria de comprar a carne de frango do RS por seis meses. O Japão parou de adquirir o produto produzido em raio de 50 quilômetros do foco por 90 dias. De janeiro a maio, das 263.854 mil toneladas de frango exportadas pelo Estado, o Japão adquiriu 14,72% e a Rússia, 10,07%.

O assunto será debatido, hoje, em reunião da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), em Montenegro, que contará com a presença do assessor técnico da entidade, Rui Vargas. De acordo com o secretário-executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos, Vargas vem de Brasília, onde acompanhava as negociações.