Os avicultores da região carbonífera decidiram transferir para a próxima quinta-feira (6), às 10h, em Siderópolis (SC), a reunião com a Associação Catarinense de Avicultores (Acav), que representa o Sindicato Patronal, marcada inicialmente para esta segunda-feira (3). Na semana passada os prefeitos de Siderópolis, Douglas Warmling, e de Treviso, Juca Réus, estiveram em Florianópolis intermediando a vinda da Acav ao Sul do Estado. “Eles estão dispostos a sentar com representantes dos produtores para discutir as reivindicações” disse Warmling. “A receptividade dos diretores da Acav foi boa e eles querem a melhoria do setor, demonstrando interesse na conversação com os avicultores da Amrec”, explica o prefeito, que tem contribuído com os produtores desde o início nas conversações com as empresas.
Até a reunião com a Acav os avicultores permanecem em Estado de greve e no próximo final de semana devem convocar assembléia geral para apresentar as tratativas ocorridas durante a semana. Os avicultores da região carbonífera reivindicam melhores condições de trabalho, principalmente, no aumento do preço pago pelo quilo do frango e na garantia dos contratos assinados com as empresas.
Os produtores ameaçam paralisar as atividades nos mais de 350 aviários da Amrec caso as negociações não avancem. O presidente do Sindicato dos Criadores de Aves de Santa Catarina (Sincravesc), Waldemar Kowaleski, estará em Siderópolis participando das negociações.