Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Avicultura cresce entre 8% e 10%

<p>A avicultura brasileira deve crescer entre 8% e 10% em 2007, retomando patamares anteriores a crise de 2006, causado pela gripe aviária na Ásia, Europa e África.</p>

Redação (13/04/07) – A projeção é do coordenador do VIII Simpósio Brasil Sul de Avicultura, Luís Carlos Farias.

O evento encerrou ontem, no Bristol Lang Palace Hotel, em Chapecó, com 600 participantes. Farias disse que a avicultura vive um bom momento, ao contrário do ano passado, quando o frango chegou a ser vendido a R$ 1 ao quilo no mercado interno, devido a redução no consumo internacional do produto. No ano passado as vendas cresceram apenas 4,67% em volume e, 8,7%, em faturamento.

No primeiro trimestre de 2007, o setor mostra reação. Números divulgados pela Associação Brasileira dos Exportadores de Frango apontam para crescimento de 16,7% em volume e, 22,7% em faturamento.

De acordo com Farias, o Brasil está colhendo os frutos de ações preventivas na área de sanidade, para evitar que a doença chegasse ao Brasil. As restrições de visitas nas granjas e cuidados nos aeroportos e com pessoas de países onde ocorreu a doença, deram resultado.

A responsável pelo setor de avicultura da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc) em Chapecó, Luciane Surdi, lembra que, de 16 a 20 de abril, técnicos do Ministério da Agricultura estarão em Chapecó, Quilombo e Maravilha, verificando o controle sanitário, para dar uma nota ao Estado no processo de regionalização, que vai restringir a circulação de aves, para evitar a entrada de doenças.