Tanto os produtores quanto os exportadores de frango estão otimistas com o futuro. As projeções do setor para a produção de carne de frango neste primeiro semestre do ano chegam às 5 milhões de toneladas, um crescimento de 9% em relação ao mesmo período do ano passado. A previsão dos produtores é chegar ao fim do ano com 10,4 milhões de toneladas, um milhão de toneladas a mais que o produzido em 2006.
Já os exportadores brasileiros também comemoram o crescimento nas vendas externas, após um período de dificuldades, com o fechamento de alguns mercados em função da gripe aviária que afetou vários países. Os resultados nos quatro primeiros meses do ano animam os exportadores: crescimento de 27%, bem acima dos 4% do ano passado. O volume exportado no período é de 945 mil toneladas, ultrapassando a casa de US$ 1 bilhão em receitas.
Estarão em também em debate no congresso avícola questões como as propostas do governo federal para o agronegócio, no contexto do Plano de Aceleração do Crescimento; a agroenergia e perspectivas do mercado mundial de milho e soja; o novo modelo brasileiro de sanidade avícola; a importância da defesa sanitária na sanidade animal e na segurança alimentar. O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, confirmou participação na abertura do congresso, às 19 horas do dia 8, terça-feira, no auditório do Palácio Itamaraty, na Esplanada dos Ministérios. O congresso é organizado pela União Brasileira de Avicultura (UBA) e pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef).
Tradicionalmente, o Congresso Brasileiro de Avicultura é realizado a cada dois anos, no mês de outubro. Este ano, porém, o mais importante encontro do setor avícola do país está sendo antecipado para maio porque, em setembro, o Brasil vai realizar na cidade de Porto Alegre o 20º Congresso Latino-Americano de Avicultura, evento de dimensões continentais que contará com a presença de observadores europeus e asiáticos.
Evento: 20° Congresso Brasileiro de Avicultura
Data: 8 e 9 de maio de 2007
Solenidade de abertura: 19h de 8 de maio
Local: Auditório do Palácio do Itamaraty – Esplanada dos Ministérios – Brasília