Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Avicultura do oeste catarinense terá sistema de rastreabilidade

<p>As cooperativas do sistema Coopercentral Aurora, na região de Chapecó, oeste de Santa Catarina, iniciaram na semana passada a implementação do maior programa de desenvolvimento coletivo de produtores rurais no Estado.</p>

Redação (23/02/07) –  O esforço de formação profissional rural envolve o Sebrae, o Senar e o Sescoop que, juntos, mobilizaram recursos da ordem de R$ 1,1 milhão de reais.

O objetivo é levar para 1.188 estabelecimentos rurais em 80 municípios, ao longo de 2007, o sistema de rastreabilidade de aves e suínos e os programas ”De Olho na Qualidade Rural” e ”Qualidade Total Rural”.

O projeto é o de maior alcance na Região Sul do Brasil, envolvendo produtores de suínos, aves, leite, cereais e frutas cítricas, assinala o diretor técnico do Sebrae em Santa Catarina, Anacleto Ângelo Ortigara.

O presidente da Coopercentral Aurora, Mário Lanznaster, considera essas ações essenciais para enfrentar a concorrência internacional na produção de alimentos. Destaca que o projeto prevê ainda a aplicação dos modelos de gestão nas granjas de suínos e aves e atenção ao processo de rastreabilidade, uma exigência internacional. O coordenador de treinamento da Coopercentral Aurora, Joel Pinto, explica que o foco estratégico é fortalecer o sistema cooperativo no oeste catarinense, profissionalizar a gestão das propriedades rurais, melhorar a qualidade dos produtos, elevar a qualidade de vida no campo, incentivar os jovens ao negócio rural e fortalecer a sustentabilidade da agricultura familiar no oeste catarinense. O resultado econômico desse esforço até dezembro de 2007 será o aumento em 10% na produtividade de leite e o crescimento, também em 10%, do número de propriedades que adotaram melhorias tecnológicas nos processos produtivos. Outro objetivo é manter abaixo de 2% o índice de fechamento de propriedades rurais.

Os programas “De Olho na Qualidade rural” e “Qualidade Rural Total” vem sendo implementados no grande oeste de Santa Catarina desde 1998 e, nesses oito anos, qualificaram 21.456 produtores rurais.

Para a implantação da primeira etapa do sistema de rastreabilidade, o Sebrae dará consultoria, capacitará os técnicos das cooperativas, definirá e padronizará o processo de rastreabilidade de suínos e aves da Coopercentral Aurora, informa o agente de articulação do Sebrae no Estado, Enio Alberto Parmeggiani.

Durante o ano serão formados 42 grupos do programa “De Olho na Qualidade Rural” que totalizarão 756 propriedades e 1.512 produtores. Cada propriedade receberá 28 horas de treinamento e 4,5 horas de consultoria individual. Também serão formados 24 grupos do programa QT Rural, com 432 propriedades e 864 produtores. Cada uma receberá 54 horas de treinamento e 11 horas de consultoria individual.

O Sebrae fará, ainda, a capacitação dos técnicos das cooperativas na metodologia dos programas e em auditoria. Eles receberão 40 horas de treinamento em cinco dias corridos. Os trabalhadores das granjas de cooperativas agropecuárias receberão 54 horas de treinamento e 12 horas de consultoria coletiva do QT rural; e mais 20 horas de treinamento e 5 horas de consultoria para dez programas De Olho na Qualidade Rural. Para os produtores que já participaram dos dois programas serão organizados 29 Seminários da Qualidade com seis horas de duração cada um.

O investimento global R$ 1.100.000,00 será suportado pelo Sebrae em 31,8% e pelo Senar, pelo Sescoop e pela Cooperativa Central Aurora em 13,81% cada um, enquanto as dez cooperativas filiadas participarão com 26,76% na seguinte proporção: Coopervil 1,18%, Cooperativa Auriverde 1,26%, Cooperativa Itaipu 3,36%, Coopérdia 4,73%, Cooper A1 3,63%, Coperio 4,45%, Coopercampos 0,54%, Caslo 0,54%, Cooperalfa 6,73% e Colacer 0,27%. A implementação do projeto será acompanhada pelo grupo gestor, formado por coordenadores das cooperativas e pelo Senar, tendo como titular o agente de articulação Enio Alberto Parmeggiani. Com informações do Sebrae de Santa Catarina.