Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Avicultura movimenta a economia de Joaquim Távora (PR)

Frangos Pioneiro começa a exportar e criar mais 250 postos de trabalho até 2004.

Redação AI 23/10/2003 – 09h20 –  Não é exagero dizer que a Frangos Pioneiro, empresa com 20 anos de atuação em Joaquim Távora (Norte Pioneiro do Paraná), é responsável pela maior parte da movimentação econômica da região onde está localizada. Joaquim Távora tem aproximadamente 10mil habitantes e a Frangos Pioneiro dirigida por Paulo César Massaro Thibes Cordeiro e Tarciso Messias dos Santos, emprega cerca de 500 pessoas na cidade – entre funcionários diretos, que são 250, indiretos e produtores intergrados. Ainda neste ano, a empresa vai iniciar a construção de uma segunda planta industrial no município, projeto que deve consumir R$ 6milhões em investimentos e criar outros 250 empregos, sendo metade deles diretos.

De acordo com Cordeiro, a nova unidade vai tornar realidade a meta de fazer da Frangos Pioneiro uma empresa exportadora. O Oriente Médio será o principal destino das aves produzidas pelo novo abatedouro, segundo informações do diretor da empresa. Mas a fábrica estará preparada para atender às exigências sanitárias e de corte de mercados mais exigentes como o da União Européia. “Vale a pena, pois é um produto de alto valor agregado”, comenta. No cronograma de investimentos está incluída também a construção de um novo armazém de grãos.

Há 20 anos, quando Tarciso e Paulo César juntaram forças para criar a Frangos Pioneiro, a empresa atuava apenas na área de distribuição de ração animal e na venda de frangos vivos. Na época, a companhia empregava apenas cinco funcionários.

Segundo Paulo César, em 1983 o mercado de aves de corte ainda estava restrito a grandes corporações, como Perdigão e Sadia. O brasileiro consome hoje muito mais frango do que no passado, daí as constantes necessidades de expansão e de contratação de novos funcionários. “A vocação do Brasil é agrícola e nós investimos porque acreditamos que há futuro para  o País”, comenta.

A produção atual da Frangos Pioneiro abastece o Norte Pioneiro e a região Sul de São Paulo. Além de atuar no setor de abate de aves, a empresa continua operando no ramo de ração animal.