Redação AI 13/12/2005 – A avicultura paulista fecha o ano com bons motivos para comemorar. Apresentando uma produção equilibrada ao longo do ano e, principalmente, impulsionada pelo abastecimento regular e pela estabilidade de preços dos grãos, a avicultura paulista encerra 2005 registrando um crescimento de 12% no segmento de corte e de 8% no segmento de postura comercial, em relação aos resultados verificados no ano anterior.
As informações foram apresentadas à imprensa ontem (12/12), pelo presidente da Associação Paulista de Avicultura (APA), Érico Pozzer, durante o tradicional jantar de confraternização da entidade. Realizado em São Paulo, o encontro reuniu cerca de 200 pessoas, entre produtores, técnicos, empresários, autoridades políticas e representantes do Ministério da Agricultura e da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.
A reunião contou também com a presença de Duarte Nogueira, secretário de Agricultura do estado, que ontem representou o governador Geraldo Alckmin. O jantar marcou ainda uma nova doação da APA e do setor avícola paulista para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.
Pozer: “ Em 2006 os produtores têm que se preocupar menos em crescer e mais com a manutenção do status sanitário de suas criações”. |
Segundo o presidente da APA a avicultura paulista apresentou um crescimento expressivo em 2005. “A indústria avícola paulista apresentou um desempenho bastante positivo este ano. O setor conseguiu equacionar sua produção com a demanda do mercado interno e das exportações. Fomos também bastante beneficiados pelo custo das matérias-primas milho e soja”, afirmou Pozzer.
Ameaça sanitária – O presidente da APA alertou os produtores e empresários avícolas, no entanto, de que os bons resultados registrados em 2005, por si só, não garantem um bom desempenho da atividade no próximo ano. “A atividade já está emitindo alguns sinais de que está no limite e temos que estar atentos a esses sinais”, disse. Para Pozzer, em 2006 os produtores têm que se preocupar menos em crescer e mais com a manutenção do status sanitário de suas criações. “Vivemos um período de forte ameaça sanitária. Em 2006 temos que ter muita cautela, reforçar os cuidados em nossas propriedades para manter nossa condição sanitária”, alertou. “O status sanitário da avicultura paulista é o nosso maior patrimônio e requisito fundamental para continuarmos evoluindo”, completou.
Duarte Nogueira e Pozzer: Manutenção do status sanitário será a principal preocupação da avicultura paulista em 2006. |
Duarte Nogueira, Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, também enfatizou a importância da manutenção da sanidade do plantel avícola para o bom desempenho da avicultura paulista e brasileira em 2006. “A avicultura brasileira é uma atividade extremamente eficiente e competitiva. O único gargalo que pode comprometer a boa performance da atividade no próximo ano seria um descuido na área sanitária”, avaliou.
Além de principal centro consumidor, as exportações avícolas do Estado de São Paulo representam, atualmente, 12% dos embarques brasileiros de carne de frango. De acordo com Nogueira, a Secretaria de Agricultura, em parceria com o Ministério da Agricultura, vêm implementando uma série de medidas para proteger a avicultura do estado contra a entrada de enfermidades. “O Estado de São Paulo já possui os requisitos necessários para a iniciar a implementação do projeto de regionalização sanitária da avicultura brasileira, afirmou.
Jantar de Confraternização da APA reuniu cerca de 200 pessoas. |
Doação e homenagem – A exemplo do que vem fazendo nos últimos anos a APA aproveitou seu jantar de confraternização para doar ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo 13 toneladas de carne de frango e 54 mil ovos. Esta é a quarta vez que a APA realiza doações do setor avícola para o Fundo Social de Solidariedade, num total de 50 toneladas de carne de frango e 20,5 mil dúzias de ovos.
A noite também foi marcada por homenagens. Procurando resgatar e valorizar a história daqueles que contribuíram para a construção da avicultura paulista, a APA passará a partir deste ano a homenagear em seu jantar de confraternização personalidades que tiveram papel destacado para o desenvolvimento da atividade no estado. José Américo Bottino, professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e Giishi Kunitomo, avicultor e um dos pioneiros da técnica de incubação no estado, foram os homenageados da noite de ontem, inaugurando a premiação da APA.