Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Financiamento

BNDES financia maior complexo de energia solar na América Latina

Serão construídas 14 usinas em Minas Gerais

????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiará a implantação de 14 usinas fotovoltaicas, que geram energia elétrica a partir do sol, no município de Janaúba, no norte de Minas Gerais. O empreendimento tem capacidade de gerar 700 Megawatts (MW) de energia limpa e renovável para o sistema elétrico brasileiro, o equivalente ao abastecimento de 933 mil residências. O projeto é o maior complexo solar em construção na América Latina. Além disso, as obras para a instalação das usinas gerarão 1.265 postos de trabalho.

O financiamento do BNDES às 14 Sociedades de Propósito Específico (SPE) constituídas para esse projeto será de R$ 1,47 bilhão. Esse montante equivale a 72% do investimento total, de R$ 2,04 bilhões, e ocorrerá de forma direta, no âmbito do BNDES Finem.

As SPEs foram batizadas como Janaúba I Geração Solar Energia S.A., Janaúba II Geração Solar Energia S.A e assim em diante até a Janaúba XIV Geração Solar S.A. Elas pertencem à Elera Renováveis, braço de energia da gestora de ativos canadense Brookfield.

Os investimentos nessas 14 usinas envolvem sobretudo a aquisição de módulos fotovoltaicos (painéis que captam a irradiação solar e a transformam em energia elétrica), de trackers (sistema que orienta a angulação das placas solares para captação do sol) e de inversores (equipamento que armazena e distribui a energia captada pelos painéis). Mas também haverá obras civis para construção da subestação e a instalação das linhas de conexão para integração ao sistema interligado nacional.

“O apoio ao Complexo Fotovoltaico Janaúba demonstra o compromisso do BNDES com projetos que ampliem a participação das fontes renováveis na matriz energética brasileira. Além de gerar emprego e renda no entorno, o projeto concilia a preservação do meio-ambiente com o desenvolvimento do país”, explicou Petrônio Cançado, diretor de Crédito e Garantia do BNDES.