Na próxima sexta-feira (02), o Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais (Lanagro/MG), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), receberá o moderno espectrômetro de massas Time of Flight (TOF), do modelo Synapt HDMS, capaz de detectar nos alimentos resíduos de substâncias com entrada controlada na União Europeia, trazendo maior confiabilidade e segurança à exportação brasileira nesse setor.
O equipamento, que custou 557 mil euros, foi adquirido por meio do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (Paiipme), co-financiado pela União Europeia (UE) e executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Esse é o maior projeto da UE na América Latina. “O diferencial deste espectrômetro de massa é a capacidade de identificar também novos princípios ativos presentes em compostos ainda não conhecidos – em geral, resultantes da grande versatilidade da indústria de agrotóxicos em desenvolver novas formulações”, afirma Patrícia Vicentini, diretora do Paiipme. Patrícia destaca, ainda, que fornecer serviços confiáveis é fundamental para o crescimento das PME do setor. “A modernização nesse sistema de controle garante que o Brasil tenha resultados cada vez melhores diante das periódicas auditorias realizadas pelas autoridades sanitárias europeias”, explica.
O novo equipamento está a serviço do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC) do Mapa, que conta com a Rede Oficial de Laboratórios Agropecuários, da qual faz parte o Lanagro/MG. De acordo com Angelo Mauricio, fiscal federal agropecuário do Mapa e responsável pela área laboratorial de resíduos e contaminantes em alimentos, o espectrômetro de massas instalado nesseLaboratório beneficiará especialmente produtores de frutas e de produtos de origem vegetal. “Hoje existem poucos equipamentos como esse no Brasil. Agora o PNCRC contará com a infraestrutura moderna do Lanagro/MG para conduzir as análises de avaliação da conformidade de produtos tais como maçã, mamão e café. Essas
análises poderão ser realizadas sem custos, no âmbito do PNCRC e de acordo com um plano amostral definido pelo MAPA, baseado em delineamentos estatísticos”, explica o fiscal.
O espectrômetro de massas Synapt HDMS contribuirá, ainda, com a meta do Mapa de tornar o Lanagro/MG uma referência nacional em metodologias de controle de resíduos e contaminantes, oferecendo suporte à implementação de novas políticas públicas para controle de agrotóxicos. Com o Synapt HDMS, o analista desenvolve estudos para a identificação de novos compostos que possam estar sendo utilizados na produção dos alimentos. “Além disso, o equipamento faz a separação das substâncias por tamanho, forma e massa, permitindo um aumento na especificidade e definição da amostra, enquanto outros espectrômetros oferecem apenas a possibilidade de separação por massa”, explica Luciano Antônio, gerente de vendas da fabricante, a empresa Waters.
O Paiipme é fruto de um Ajuste Complementar de Cooperação firmado entre o Brasil e União Europeia e tem como objetivo principal contribuir para a inserçãocompetitiva do Brasil na economia mundial e, em especial, reforçar os laços econômicos e comerciais com o bloco europeu. Para isso, conta com um investimento de 44 milhões de euros – provenientes de fundos da União Europeia para cooperação técnica, não-reembolsáveis, e de fundos brasileiros de origem pública e privada.
O Projeto beneficia diretamente mais de 600 PME brasileiras, por meio de ações executadas em parceria com entidades nacionais, setoriais e locais, públicas e privadas, sob coordenação da ABDI. Ao todo, são 34 projetos específicos, dos quais 17 são desenvolvidos por meio de acordos de cooperação técnica assinados com a ABDI e os outros 17 são projetos locais de subvenção.