Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Consumo

Brasil desperdiça energia equivalente à metade da produção de Itaipu

Um levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia mostra o desperdício de energia no país.

Brasil desperdiça energia equivalente à metade da produção de Itaipu

Um levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia mostra o desperdício de energia no país. Só no ano passado, o Brasil jogou fora o equivalente à metade da produção de energia da usina hidrelétrica de Itaipu.

Em seis anos, a perda em dinheiro chegou a R$ 62 bilhões. Entre os setores que mais desperdiçaram, a indústria vem em terceiro lugar com 6%. No comércio, a perda é de 11%. E o maior gasto de energia desnecessariamente está nas residências: 15% do que é consumido e desperdiçado dentro de casa.

A repórter Marina Araújo mostra o que dá para fazer para não se gastar tanto assim. A questão é sempre se perguntar: o que fazer para combater gastos desnecessários? Por que não apagar a luz ao sair de um ambiente para o outro da casa?

De acordo com especialistas, é preciso mudar os nossos hábitos para evitar o desperdício.
Existem algumas saídas para economizar sem sofrer:

– Aposentar os eletrodomésticos antigos que consomem mais do que deveriam;

– Não demorar no banho, principalmente quando o chuveiro é elétrico, o maior vilão do gasto de energia;

– Trocar as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas;

– Desligar da tomada os aparelhos que ficam em stand by e gastam mesmo quando não estão sendo usados.

“Em torno de 2,5% por cento do que você está pagando é oriundo do stand by. Se tivermos que economizar, o consumidor, a primeira coisa é: tire tudo do stand by”, afirma Reinaldo Souza, professor do Departamento de Engenharia Elétrica da PUC.