Levando em conta o volume produzido internamente e as importações e exportações efetivadas, o Departamento de Agricultura dos EUA USDA apontou que em 2016 os 10 maiores mercados consumidores de carne de frango foram, pela ordem, EUA, China, União Europeia, Brasil, Índia, México, Rússia, Japão, Argentina e África do Sul.
Como se vê, o Brasil – primeiro exportador mundial do produto e agora confirmado pelo USDA como segundo produtor mundial, à frente da China e atrás somente dos EUA – ocupa apenas o quarto lugar no ranking dos grandes consumidores.
Mas esse posicionamento muda – e radicalmente – quando se considera a população dos países arrolados e, portanto, o consumo per capita aparente. Então, apenas EUA 1º lugar e Japão 8º lugar mantêm as posições originais. Entre os demais, a subversão é total.
Assim, caem China ?da 2ª para a 9ª posição, União Europeia da 3ª para a 7ª e Índia da 5ª para a 10ª. E sobem África do Sul ?da 10ª para 5ª posição, Argentina da 9ª para a 3ª, Rússia da 7ª para 6ª, México da 6ª para a 4ª e, por fim, o Brasil – que sobe do 4º lugar e se coloca como o segundo maior consumidor desse grupo.
Notar, em relação ao consumo brasileiro ?43,8 kg per capita em 2016, pelas projeções do USDA, que ele corresponde a quase quatro vezes a média mundial estimada a partir dos números daquele organismo norte-americano.