Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Brasília consolida a campanha Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína

<p>Sexta-Feira passada foi lançada a campanha Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína na rede de supermercados BIG BOX em Brasília.</p>

Redação (21/03/07) –  A implantação da campanha é resultado de um processo de estreitamento político entre a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos e a Associação de Supermercados de Brasília – ASBRA. A campanha que já havia obtido um resultado expressivo na rede de mercados OBA iniciou suas atividades de maneira promissora, pois conta com o envolvimento de todos os atores responsáveis pelo sucesso da mesma. Onde foi implantada a campanha há a participação do dono da rede de supermercados, do gerente geral, do responsável pelas compras, do gerente da loja, do responsável pelo açougue do mercado e dos próprios açougueiros. A associação local oferece toda a estrutura operacional para realização da campanha. O frigorífico fornecedor do produto se responsabiliza não apenas pela qualidade do produto entregue, bem como pela oferta de um açougueiro responsável pelo treinamento de seus colegas do varejo.  Os produtores estão sendo naturalmente atendidos, na medida em que se organizaram com seus parceiros frigoríficos em torno da criação de um fundo de marketing e obtém resultados através do sucesso da campanha.

O exemplo citado mostra o caminho que a campanha “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína” deve seguir nesta segunda fase. Há a necessidade de conscientizar primeiramente o frigorífico fornecedor no sentido de fornecer carcaças adequadas a proposição dos novos cortes pelo varejo e ainda mediar os custos da campanha com os outros elos da cadeia produtiva. Da mesma forma, todos os agentes de implantação da campanha nos postos de varejo devem estar convencidos da proposta. É muito importante fazê-los perceber que ao comercializar a carne suína através dos novos cortes há um maior valor agregado ao produto, resultando assim em um conseqüente aumento na receita de vendas. Os produtores, em conjunto com os frigoríficos devem ser responsáveis pelo custeio da campanha, pois serão contemplados diretamente com o aumento de vendas nos postos de varejo.

Dessa forma, com a participação de todos os elos da cadeia produtiva, a campanha torna-se contínua e independente da presença física de promotoras nos mercados em seu segundo momento. Os novos cortes propostos resultam na fidelização dos clientes ao ponto de venda fazendo com que naturalmente sua estrutura seja preparada para atendê-los em suas demandas. O açougue dos pontos de venda percebe o valor agregado que pode determinar ao produto e consequentemente exige dos frigoríficos, cevados de elevado padrão de qualidade para realização do porcionamento. Os produtores, que já possuem animais com alto padrão de qualidade perceberão seu produto com aumentos sucessivos de demanda, resultando assim no aumento de suas margens de lucratividade.

Assim, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos pretende implantar a campanha “Um Novo Olhar” nos principais estados produtores de carne suína. Pretende principalmente capacitar a cadeia suinícola paulatinamente para atender aos sucessivos aumentos de demanda despertados pela segunda etapa da implantação da campanha e pelas iniciativas que pretende tomar no intuito de elevar o consumo interno. Apenas com o treinamento dos açougues dos frigoríficos e das redes varejistas, uma campanha de mídia poderá ser veiculada com o intuito de alavancar o consumo brasileiro de carne suína.