Redação SI 17/12/2003 – 09h57 – Na última sexta-feira, dia 12, José Adão Braun, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), a convite do Ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, participou de audiência com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília (DF).
Braun teve apenas 10 minutos para falar com o presidente sobre a cadeia produtiva da carne suína, mas foi tempo suficiente para que ele descrevesse a situação da suinocultura brasileira aos ministros presentes, Roberto Rodrigues e Luiz Fernando Furlan (do Desenvolvimento, Comério e Indústria) e ao próprio Lula.
O presidente da ABCS falou sobre a crise vivida pelos suinocultores, assim como salientou o esforço para superá-la e a necessidade de se manter uma permanente parceria entre produtores, agroindústria e governo. Braun afirmou que “se o suinocultor tiver a necessária renda, pelas potencialidades que temos, devemos nos tornar um dos maiores e mais competitivos produtores de carne suína do mundo”.
O presidente Lula mostrou-se entusiasmado com a importância e o desempenho do setor e afirmou, em resposta às duas principais reivindicações apresentadas pelo repesentante dos suinocultores, que já solicitou explicações ao governo russo, assim como protestou contra a discriminação da carne brasileira na distribuição das cotas de importação. Lula afirmou que vai fazer contato com o presidente russo, a fim de solicitar a revisão da decisão em relação à carne suína. Em relação aos recursos destinados à sanidade animal, considerando a importância da carne brasileira, Lula enfatizou que não faltarão recursos para realização de uma vigilância sanitária eficiente. Após a conversa, Braun entregou ao presidente Lula um exemplar do livro Qualidade Suína no Brasil – qualidade do campo à mesa.
*Com informações da Assessoria de Imprensa da ABCS